Ao longo dos dois anos em que o deputado federal e pré-candidato ao Senado, Maurício Quintella (MDB-AL), foi ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Alagoas passou de um investimento no setor de R$ 300 milhões, como muitas obras estruturantes paralisadas, para R$ 1,5 bilhão, em obras de infraestrutura contratadas, construídas e em andamento. No período em que Quintella esteve à frente do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Alagoas teve importantes conquistas de infraestrutura como:
O Viaduto da Polícia Rodoviária Federal (PRF);
A conclusão da dragagem do Porto de Maceió;
A duplicação da BR-101;
A modernização do Aeroporto Zumbi dos Palmares;
A inclusão no PAC e no Programa de Aviação Regional dos aeroportos de Maragogi, Arapiraca e Penedo.
Em recente encontro com o setor produtivo de Alagoas, realizado na Casa da Indústria, o presidente da Federação das Indústrias do Estado de Alagoas (Fiea), José Carlos Lyra, elogiou o trabalho desenvolvido por Quintella no ministério, e sua disposição em trazer e colocar verbas em setores que favorecem o setor produtivo. “Ele, como um jovem ministro, tem uma imensa capacidade de articulação, de juntar todos por um objetivo comum, e sempre tem dado apoio a todos do sistema, de nossa Fiea à Confederação Nacional das Indústrias, quando a pauta é nacional”, afirmou Lyra.
Entre os convidados estavam o presidente da Federação do Comércio, Wilson Malta, o superintendente do Sebrae, Marcos Vieira, o presidente do Sindicato da Construção Civil, Alfredo Bred e representantes do setor do Comércio e da Indústria.
Maurício Quintella lembrou de um pleito recente do setor produtivo alagoano, quando ainda era ministro, quando ajudou a resolver e destravar a tentativa de se fazer do Porto de Maceió um polo de armazenagem de etanol exportado, por meio de leilão.
“Isto iria quebrar o setor sucroalcooleiro alagoano, mas conseguimos parar o leilão, e passamos a atender de maneira forte as demandas da área portuária que estavam em situação caótica. Agora, ele está dragado e tem profundidade para receber e exportar um maior volume de carga. Isto é mais desenvolvimento para Alagoas”, disse Quintella.
Para o ex-ministro, outro fato importante foram as parcerias com o governo de Alagoas, principalmente quanto à infraestrutura viária, quando muitas rodovias do Estado foram duplicadas, restauradas, construídas e recapeadas.
“Com o governo do Estado, que investiu em rodovias estaduais, aliadas às rodovias federais, mais de mil quilômetros foram feitos. Existem casos emblemáticos, como a BR-316, que liga Maceió até Belém do Pará, que havia um trecho isolado entre Canapi e Inajá (PE), que após a pavimentação voltou a fazer a ligação de Alagoas com o Norte do País”, finalizou Maurício.