Quatro deles estão pelo segundo ano consecutivo sem nenhuma morte violenta
Hábitos simples e cotidianos como sentar à calçada da porta de casa para conversar, andar despreocupado pelas ruas ou não ter que viver com medo da violência é algo comum em nove municípios alagoanos. Segundo levantamento do Núcleo de Estatística e Análise Criminal (Neac) da Secretaria da Segurança Pública, eles não registraram nenhum Crime Violento Letal e Intencional (CVLI) este ano.
De acordo com os dados, não houve homicídios nas cidades de Belo Monte, Cacimbinhas, Monteirópolis, Olho D’Água Grande, Palestina, Pindoba, São Brás Tanque D’Arca e Mar Vermelho.
Quatro destas cidades também fecharam o ano de 2017 em plena tranquilidade sem o registro de nenhum assassinato. Foram as cidades de Belo Monte, Palestina, Pindoba e São Brás. No ano passado o município de Carneiros também não registrou mortes violentas.
Alcançar uma marca significativa como esta requer muito trabalho técnico e aporte do Governo do Estado, conforme observa o secretário da Segurança Pública, Lima Júnior. Ele destaca que Alagoas vem conseguindo nos últimos quatro anos reduzir o número de mortes e outros crimes que atingem diretamente a população e levantamentos como este só reforçam a efetividade do trabalho integrado que vem sendo realizado no Estado.
“Alagoas se coloca na contramão do Brasil quando o assunto é combate ao crime. Reduzimos pela metade o número de assaltos a coletivos na capital, tiramos Alagoas do topo dos rankings de Estados mais violentos do Brasil e tudo isso não seria possível se não tivéssemos investimentos na infraestrutura da Segurança Pública e no incremento das tropas. Somamos a isso o fortalecimento das agências de Inteligência das polícias Civil e Militar e o trabalho duro que vem sendo realizado de forma integrada”, afirmou.