Sertão

Manutenção no sistema da Bacia Leiteira afeta abastecimento de 18 cidades

Suspensão teve início às 5h de hoje (31); retomada está prevista para o fim do dia

Jean Souza

Jean Souza

A Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal), por meio de sua Unidade de Negócio Bacia Leiteira, paralisou, às 5h da manhã de hoje, o sistema de abastecimento da região. A parada é para que a empresa efetue uma série de serviços de manutenção preventiva e corretiva na adutora e estações elevatórias do sistema tronco de Pão de Açúcar.

Dentre essas atividades, vale citar a retirada de vazamentos na adutora de 700 mm nesse município, em suas ventosas e na TAU (torre alimentadora unidimensional) — estrutura que impede o rompimento da tubulação em caso de refluxo da água. Destaca-se ainda a manutenção eletromecânica da EEAT-01 e 02, além da retirada do manto asfáltico do reservatório da Serra do Parujé, em Olho D’água das Flores.

A previsão é de que o sistema coletivo seja reativado até o final do dia, quando o fornecimento de água entrará em fase de regularização. Com a paralisação, ficam com o abastecimento deficiente os seguintes municípios: Batalha, Cacimbinhas, Carneiros, Dois Riachos, Jacaré dos Homens, Jaramataia, Major Isidoro, Maravilha, Monteirópolis, Olho d’Água das Flores, Olivença, Ouro Branco, Palestina, Pão de Açúcar, Poço das Trincheiras, Santana do Ipanema, São José da Tapera e Senador Rui Palmeira.