Maceió

Com estoque crítico, Hemoal faz coleta de sangue em Bebedouro nesta quarta

Ação irá ocorrer das 8h às 16h, no Colégio Batista, situado na Rua Faustino Silveira

Carla Cleto

Doação de Sangue

Com apenas 28,6% do estoque de sangue necessário, o Hemocentro de Alagoas (Hemoal) realiza, nesta quarta-feira (7), coleta de sangue no Colégio Batista de Bebedouro, situado na Rua Faustino Silveira, em Maceió. A ação, que irá ocorrer das 8h às 16h, visa aumentar o número de bolsas coletadas, uma vez que o órgão necessita de 300, mas só dispõe de 86.

Das bolsas de sangue disponíveis, duas são da tipagem O Negativa, duas da B Negativa, seis da A Negativa e quatro da B Positiva. Uma situação considerada “crítica”, uma vez Alagoas terá mais três feriados este mês: Proclamação da República (15/11), Consciência Negra (20/11) e Dia do Evangélico (30/11) –, quando a demanda por transfusões deve aumentar.

Por esta razão, a assistente social do Hemoal, Maria das Graças Padilha, apela para que os alagoanos se sensibilizem e se candidatem à doação de sangue, seja durante a coleta externa ou nos postos fixos. “Os voluntários podem realizar suas doações de sangue no Hemoal Trapiche, que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h e, aos sábados, das 8h às 17h. A unidade está localizada na Rua Dr. Jorge de Lima”, informou.

Também é possível se candidatar a doação de sangue no Hemoal Farol, que funciona no Hospital do Açúcar, e atende de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h. Já no interior do Estado, as doações podem ser realizadas no Hemocentro Regional de Arapiraca (Hemoar), que provisoriamente está funcionando no Laboratório Municipal, de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

Critérios para doação 

Para se candidatar à doação de sangue é necessário ter peso igual ou superior a 50 kg, idade entre 16 e 69 anos, além de portar um documento de identificação com foto. No caso dos menores de 18 anos, é imprescindível estar acompanhado dos pais e portar um documento de identificação oficial e original dos responsáveis.

Há impedimento para as pessoas que tenham contraído hepatite após os 11 anos de idade, além de sífilis, Aids e doença de Chagas. No caso das gestantes e lactantes é proibida a doação e, para repetir o ato solidário, os homens devem respeitar um prazo de dois meses e as mulheres ficam impedidas durante três meses.