A II Festa Literária do Pontal, a Flipontal, iniciada nesta terça-feira (27), está levando cultura à comunidade do Pontal da Barra, às margens da Lagoa Mundaú. As atividades, acontecem até a sexta-feira (30), divididas em quatro categorias. Nesta quinta-feira (29), dramatizações, apresentações culturais e a presença de Luiz Gutemberg, um dos homenageados, abrilhantam o evento.
Na programação cultural, as atividades começam às 14h na Praça São Sebastião, com a apresentação de samba de roda dos alunos da Escola Municipal Nosso Lar, que junto com o grupo cultural Posú Betá, formam um dos 15 pontos de cultura da cidade de Maceió. Em seguida, entram em ação o maestro Luis Martins e o coral por ele comandado. Outro destaque da programação cultural deste dia é a apresentação do grupo Maracatu Baque Alagoano, a partir das 21h.
Na tenda de escritores, a partir das 10h, a presença dos autores Martha Brandão, Rogério Dyaz e Neide Gomes é o grande destaque da programação educativa. Na programação pedagógica, vale a pena chegar cedo, às 9h, para participar da oficina da artista plástica Cida Vieira. Em seguida, acontecerá a dramatização, por parte dos alunos da Silvestre Péricles, do poema “Como os gatos”, de Carlos Moliterno, o outro homenageado da II Flipontal.
Às 15h, Luiz Gutemberg será entrevistado pelo historiador Geraldo Majella, pelos jornalistas Rodrigo Cavalcanti e Eliane Aquino, e pela escritora Margarida Patriota, no auditório da Escola Silvestre Péricles.