Storytelling: aprenda a contar histórias mais envolventes

Fortemente utilizado no campo do marketing, técnica contribui para as vendas

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Storytelling

Conhecido no universo do Marketing como a ação de narrar uma história por meio de um roteiro elaborado e envolvente, a técnica do Storytelling é definida pela National Storytelling Network (NSN) como uma “forma de arte muito antiga e uma valiosa forma de expressão humana usada de diversas maneiras”. Você pode até não saber o sentido do literal do storytelling, mas diariamente é impactado por essa técnica. Como? Uma peça publicitária com um discurso super criativo, instigante alegre e empoderador. Tipo aquelas que nos deixa com vontade até de comprar o produto, sabe?

O storytelling atua na promoção de diferentes sentimentos nas pessoas, buscando apelar para um lado mais sensível, artístico e que remeta emoções. Para que isso ocorra, a história precisa ser autêntica, criativa, cria uma conexão emocional e pessoal, inspira ação e comunica-se diretamente com o interlocutor.

Na vida real, nós também nos valemos desse tipo de narrativa quando queremos impressionar os outros para a história que estamos contando. Ou seja, buscar valorizar um simples ato de modo que ele conquiste a atenção de alguém é fazer uso do storytelling.

Como criar narrativas mais envolventes

Antes de tudo, tente perceber para quem está falando: qual o modo da pessoa, o que ela gosta, com o que ela se preocupa, quais ideias defende e no que acredita. Ou seja: tente se aproximar dos ideais do outro. A história precisa gerar engajamento. Para isso, ela deve ser cativante e instigante. Causar reflexões ou mostrar uma outra perspectiva também ajuda a prender a atenção das pessoas.

 

Um design eficiente também faz parte de um bom storytelling. A disposição de imagens de qualidade, palavras-chave e textos criativos e compreensível permite que o conteúdo seja absorvido e gere resultado para empresa. A história precisa ser contada com início, meio e fim, sendo capaz de interligar eventos que fazem sentido para a marca e ainda incentivar a geração de expectativas do público da marca, que serão construídas em parceria com ele.

 

Fonte: Educa Mais Brasil

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