Maceió

Moradores denunciam descarte irregular de lixo em prédio abandonado

O local fica no Village Campestre II, na parte alta de Maceió, e tem se tornado ponto de descarte para carroceiros

Cortesia ao Alagoas24Horas

Prédio abandonado está se tornando ponto de descarte irregular de lixo.

Moradores do conjunto Village Campestre II, na parte alta de Maceió, estão preocupados com a infestação do mosquito Aedes aegypti, vetor de doenças como dengue, chikungunya e zika vírus, e outros bichos como escorpiões, baratas e ratos. Segundo eles, um prédio particular abandonado tem se tornado ponto de descarte irregular de lixo.

Localizado na esquina das ruas Paulo VI e Santa Luzia, o prédio acumula lixo, tanto na área externa quanto na parte interna. A quantidade é tanta que já tomou conta da calçada e chega a invadir a rua.

Ainda de acordo com os moradores, eles não sabem a quem pertence a construção e não tem como impedir o descarte de resíduos no local. “Muitas vezes a gente vê carroceiros vindo de outros lugares só para deixar o lixo aí, mas ninguém sabe que é o dono do prédio e não vemos ninguém vindo limpar também”, informou uma das denunciantes.

Procurada pela redação do Alagoas24Horas, a Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum) informou que em casos como este a população formalizem a denúncia por meio da Central de Limpeza Urbana, pelo número 0800 0802 2600. A ligação é gratuita.

O órgão disse ainda que, a partir do recebimento da de denúncia, que também pode ser feita via WhatsApp 98802-4834, uma equipe de fiscalização é encaminhado ao local para realizar os procedimentos cabíveis conforme determina o Código Municipal de Limpeza Urbana.

O órgão informou também que em Maceió há 16 Pontos Vivos, distribuídos em vários bairros, onde carroceiros podem descartar resíduos de forma segura e respeitando o meio ambiente. Além disto, lembra que, quem desrespeita a orientação, está sujeito a multa.