Estabelecer uma rotina está na lista, pois ajuda na organização
Home office é o escritório em casa, ou seja, modalidade em que os profissionais não se enquadram no modelo tradicional de trabalho, no qual é necessário comparecer diariamente na empresa, mas desempenham suas atividades da sua própria casa.
No Brasil, o home office é entendido como sendo um dos conceitos de teletrabalho. A Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), no artigo 75-B, define como teletrabalho “a prestação de serviços preponderantemente fora das dependências do empregador, com a utilização de tecnologias de informação e de comunicação que, por sua natureza, não se constituam como trabalho externo.
Com as crescentes modificações no mercado de trabalho e a expansão da internet, essa modalidade de emprego tem se tornado cada vez mais popular, graças à possibilidade de estabelecer a própria rotina, além de não ter transtornos diários com o trânsito. Apesar de parecer mais fácil, esse tipo de atividade exige disciplina e dedicação. Confira algumas dicas sobre trabalho home office para os profissionais da área:
Separe um local
Ninguém gosta de trabalhar em ambientes bagunçados ou barulhentos. Se você optar em se inscrever nas vagas de trabalho home office, certifique-se que possui um local e os instrumentos necessários para a realização dos serviços. Ter uma mesa e uma cadeira confortável é essencial.
Tenha uma rotina definida
Definir uma rotina é importante pois, assim como em outros empregos, o trabalhador home office também possui um calendário para ser cumprido. Essa dica também é fundamental para o profissional não trabalhar além do que é devido. É preciso ter atenção dupla: cuidado para as outras atividades não tomarem o tempo do trabalho e não deixe o trabalho tomar toda a sua vida.
Cumpra os horários
Se você estabeleceu que naquele dia dedicará cinco horas da sua tarde para o trabalho, tente cumprir com suas obrigações. Ter disciplina é fundamental. É comum que o profissional comece empolgado e, com o passar do tempo, encontre distrações que impedem finalizar as suas demandas. Cumpra os horários e não deixe as atividades se acumularem, causando uma “bola de neve” que pode elevar o nível de estresse desnecessariamente.
Cuidado com as distrações
Trabalhar em casa significa não ter um chefe “pegando em seu pé” ou te vigiando o tempo todo. É necessário, entretanto, ter cuidado redobrado com as distrações. Celular, TV e conversas em casa podem tirar o foco da sua rotina profissional diária. Por isso, tenha responsabilidade e, assim como em um escritório, saiba gerenciar seu tempo. Atenção com as redes sociais.
Faça o seu planejamento financeiro
Um outra modalidade de home office é o freelancer, onde o trabalhador é pago para realizar demandas específicas, sem um contrato prolongado. Se esse é o seu caso, realize um planejamento financeiro para não passar aperto nos meses que não conseguir muitos trabalhos. Atualmente, é possível contar com ajuda de aplicativos para finanças. Eles auxiliam no controle dos gastos e no estabelecimento de metas.