Cidadãos podem denunciar crimes de importunação sexual através do CittaMobi.
Um homem identificado como João Batista da Silva, 34 anos, foi espancado por passageiros de um ônibus, depois de ser flagrado se masturbando no veículo, no conjunto Colina dos Eucaliptos, no bairro da Santa Amélia. O suspeito foi imobilizado por populares no terminal do ônibus e precisou ser atendido por uma equipe do Samu, depois das agressões.
Passageiros do ônibus justificam que ficaram revoltados ao perceber que João Batista estava se masturbando para uma gestante. Ele chegou a encostar na jovem, o que teria gerado a confusão. O suspeito, no entanto, disse em sua defesa que a mulher interpretou mal a situação e que tudo não passou de engano. A Polícia Militar chegou ao local rapidamente para evitar que o suspeito fosse linchado. O caso de João Batista pode ser enquadrado na lei de importunação sexual que prevê pena de prisão de 1 a 5 anos.
Além disso, todo cidadão que for vítima deste tipo de crime pode denunciar, através do aplicativo CittaMobi. O recurso foi disponibilizado pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), nesta quarta-feira, 19, e permite que o usuário registre incidentes graves de violência dentro do ônibus, clicando na opção: Botão de Incidente Grave (BIG).
De acordo com a SMTT, no aplicativo serão disponibilizadas quatro categorias, nas quais o usuário poderá selecionar entre violência, assalto a mão armada, assédio sexual e outros. Esses dados serão repassados mensalmente à Secretaria de Estado da Segurança Pública de Alagoas (SSP/AL).