Imagens que circulam nas redes sociais mostram uma confusão entre ambulantes, fiscais da Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) e guardas civis municipais, no Centro de Maceió. O caso ocorreu na tarde desta sexta-feira, 25, ao que tudo indica, na Rua do Comércio.
O vídeo mostra o momento em que guardas e ambulantes se enfrentam. Os agentes utilizam cassetetes para conter os ambulantes. O clima é tenso e há correria no local.
Em nota, a Semscs explicou que a confusão teve início quando dois guardas civis foram agredidos por ambulantes, um deles levou um soco e outro foi jogado no chão. A Polícia Militar foi acionada, mas os agressores conseguiram fugir.
Esta não é a primeira vez que há confronto entre agentes da prefeitura de Maceió e os ambulantes que atuam no Centro. A Prefeitura vem tentando realizar o ordenamento no local e os ambulantes, por sua vez, acusam a administração municipal de impedir o trabalho da categoria.
Confira nota da Semscs na íntegra:
“A Secretaria Municipal de Segurança Comunitária e Convívio Social (Semscs) informa que durante uma fiscalização de posturas para o ordenamento do Centro, um grupo de ambulantes irregulares agrediu os fiscais e guardas municipais que davam apoio à ação. Um agente levou um soco e outro foi jogado no chão. A Polícia Militar foi chamada, mas os agressores conseguiram fugir.
Conforme artigo 331 do Código Penal Brasileiro, desacatar funcionário público no exercício da função ou em razão dela é crime, com pena de prisão de seis meses a dois anos ou pagamento de multa.”