Brasil

No Amapá, gari devolve celular perdido por jovem na rua e história viraliza na web

Josilene Gomes, de 39 anos, achou aparelho enquanto fazia limpeza nas ruas da capital.

Marcelo Viegas/Arquivo Pessoal

Josilene Gomes (à esquerda) e Marcelo Viegas (à direita)

Um ato de honestidade que aconteceu em Macapá está fazendo sucesso nas redes sociais. A história envolve a gari Josilene Gomes, de 39 anos, que encontrou o celular perdido do estudante Marcelo Viegas, de 19 anos. Numa situação em que muitos podiam se aproveitar, Josilene procurou e devolveu o aparelho ao dono.

A ação, infelizmente incomum na sociedade, fez com que Viegas fizesse um post emocionado no Facebook. A publicação fez sucesso imediato, alcançando quase 4 mil interações, entre curtidas, compartilhamentos e comentários. Dentre as opiniões, várias são reconhecendo a atitude honesta da trabalhadora.

Moradora do bairro Ipê, na Zona Norte, Josilene sustenta com o salário de gari os quatro filhos e o pai. “Sou a mãe e pai da casa”, diz ela.

Ao achar um celular que custa mais de R$ 1 mil na rua, poderia ser a oportunidade dela ganhar um dinheiro a mais na renda mensal, entretanto, o ensinamento deixado pela família foi mais forte .

“A gente deve ficar só com o que é da gente, não com o que é das pessoas alheias. Essa consciência eu tenho. Graças à Deus, minha mãe e meu pai souberam me educar. E a mesma coisa passo para os meus filhos”, conta Josilene.

A história

Foi em 20 de fevereiro, por volta de 22h, quando Marcelo deixou cair o celular na Avenida FAB, esquina com a Rua Leopoldo Machado, no Centro. Ao perceber o vazio no bolso Marcelo se deu conta da perda.

“Bateu aquela tristeza quando percebi que havia perdido. Pensei no esforço que a minha mãe tinha feito para comprar e sabia que não ia ter um novo tão cedo”, relata o estudante de enfermagem.

Enquanto a tristeza batia em Marcelo, Josilene começava mais uma noite de trabalho. Ela fazia a limpeza do meio-fio da Rua Leopoldo Machado, quando percebeu um objeto que não era uma simples sujeira.

De primeira pensou ser apenas a capa de um celular (algo comum de se encontrar nos trabalhos). Após pegar o objeto viu se tratar de um celular.

Ela mostrou o achado para as colegas de trabalho, guardou na mochila e voltou ao serviço, imaginando que o dono fosse ligar.

E foi o que aconteceu, Marcelo ainda ligou três vezes para o número do celular, mas ninguém atendeu. Por volta de 23h, no intervalo de trabalho da gari, ela pegou novamente o aparelho e viu as chamadas perdidas. Dessa vez segurou o celular nas mãos, esperando uma nova ligação.

Foi quando o jovem ligou e conseguiu falar com Josilene. A partir disso tudo correu bem. Ele foi até o local onde a gari estava e conseguiu recuperar o aparelho. Com a intenção de retribuir a ação ele deixou com a mulher todo o dinheiro que tinha no bolso: R$ 20.

“Agradeci muito ela, não tinha palavras para tanto agradecimento. Ela foi um verdadeiro anjo na minha vida. Nunca poderia esperar que alguém fosse me devolver o celular, sem nem mesmo me cobrar. Por isso vou ser eternamente grato a ela”, falou Marcelo.

Josilene conta que em momento algum passou pela cabeça ficar com o aparelho. Ela se colocou no lugar do jovem, que tinha perdido algo tão valioso para o cotidiano dele.

“Geralmente quando isso acontece as pessoas jogam o chip fora e ficam com o telefone. Eu sei o quanto é difícil a gente ter um celular desse, e a mesma coisa que eu não queria que acontecesse comigo eu não queria que acontecesse com ele. Por isso devolvi tranquilamente”, reiterou.

Alguns comentários da publicação feita por Marcelo Viegas em Macapá — Foto: Facebook/Reprodução