Política

Senadores irão discutir situação do Bairro do Pinheiro em audiência pública

Ascom

Comissão do Senado via discutir situação do Pinheiro

Sob a presidência do senador Rodrigo Cunha, a Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor (CTFC), aprovou nesta terça-feira por unanimidade requerimento de sua autoria para a realização de audiência pública sobre o bairro do Pinheiro e adjacências.

O texto foi aprovado por unanimidade na comissão. Segundo o senador, passado o carnaval, esse assunto será “prioridade absoluta” na comissão. A audiência será a oportunidade de trazer ao Senado Federal gestores públicos federais e agentes públicos, geólogos e todos os entes envolvidos para buscar soluções para esta, que está se configurando como uma verdadeira tragédia anunciada.

Rodrigo Cunha disse que é importante ouvir os ministérios de Minas e Energia e do Desenvolvimento Regional, além de trazer a Caixa Econômica, o Banco do Brasil e empresas mineradoras supostamente envolvidas no caso. Na avaliação dele, nas reuniões que já aconteceram em Maceió sobre o problema, não foram dados prazos para que as pessoas que estão perdendo suas casas saibam como será seu futuro.

“Precisamos saber como é que será a vida dessas pessoas daqui pra frente. As pessoas que estão saindo de casa, quando vão voltar? Ou não voltam? Esse laudo que está sendo preparado, quando sai? Quem vai assinar o laudo sobre o que de fato está acontecendo? Iremos buscar essas informações para termos uma solução final para tudo isso”, pontuou o senador Rodrigo Cunha, após a reunião.

Na audiência pública também será a oportunidade para tratar das 2.700 empresas que atuam na região e que estão fechando as portas por conta do colapso do bairro.