Maceió

Ronda no Bairro acolhe cinco pessoas em situação de vulnerabilidade social

Assessoria

Ronda no Bairro

Uma operação realizada pela equipe de Articulação e Mobilização Social do Programa Ronda no Bairro, do Governo do Estado, culminou, nesta quarta-feira (27), na acolhida e no respectivo encaminhamento de cinco pessoas em situação de vulnerabilidade social que viviam na região próxima à Feirinha da Pajuçara até o Pavilhão do Artesanato, na orla de Maceió.

Em um dos casos, foram localizados dois homens naturais dos estados de Mato Grosso e Sergipe, que estavam vivendo em situação de rua. Lidando com o vício em bebidas alcoólicas, eles informaram à equipe o desejo de regressar às suas cidades de origem – Tangará da Serra e Aracaju, respectivamente – e foram encaminhados ao albergue municipal, onde permanecerão até estarem aptos para o retorno.

Outros dois homens, sendo um deles menor de idade, também foram atendidos. À equipe, eles informaram que são naturais de Maceió e admitiram ser usuários de drogas. Eles foram encaminhados para a Rede Acolhe, da Secretaria de Estado de Prevenção à Violência (Seprev), onde receberão atendimento contra o quadro de dependência química.

Na mesma área, os patrulheiros abordaram uma mulher de 20 anos, natural de Arapiraca, também usuária de drogas e com histórico de pequenos furtos.

De acordo com os agentes, ela já vinha demonstrando interesse em sair das ruas há alguns dias, quando teve contato com a equipe pela primeira vez, e falava em voltar ao interior, para o convívio familiar. Apesar disso, a mulher se mostrava receosa.

Após articulação da equipe Social, familiares foram localizados e vieram até a capital alagoana para reencontrá-la e levá-la de volta à cidade. Eles receberam orientação e assumiram a responsabilidade de encaminhá-la para serviços locais de acompanhamento psicoterápico e de tratamento para o uso de drogas.