Famílias do bairro Chã da Jaqueira foram beneficiadas, nesta terça-feira (16), com a Feira de Serviços promovida pela Prefeitura de Maceió. O evento proporcionou atividades e orientações sobre os eixos de assistência social, justiça, autonomia e empreendedorismo, com serviços gratuitos de vários órgãos municipais.
A Feira de Serviços, idealizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), levou à comunidade o atendimento do Cadastro Único (CadÚnico) para Programas Sociais, orientações da Coordenação de Direitos Humanos e informações sobre o Benefício de Prestação Continuada (que garante um salário mínimo mensal à pessoa com deficiência e ao idoso com 65 anos ou mais que comprove não possuir meios para se manter).
Segundo a coordenadora de Defesa da Mulher da Semas, Daniela Lamenha, o objetivo da feira é levar os serviços até a população que reside em áreas de maior vulnerabilidade social.
“Esse projeto busca exatamente alcançar esses públicos de maior vulnerabilidade social. Além disso, consideramos as parcerias com outras secretarias municipais e instituições privadas de grande valia, pois assim os usuários podem ter uma variedade grande de serviços”, destacou.
No local, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizou testes para Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST). Já a Superintendência de Limpeza Urbana de Maceió (Slum) ofertou oficina de reaproveitamento de materiais reciclados. O Procon Maceió fez atendimento com informações jurídicas e registro de reclamações e a Secretaria Municipal do Trabalho, Abastecimento e Economia (Semtabes) fez agendamento de Carteira de Trabalho e Cadastro de Currículo. Além disso, a população também contou com ações de saúde promovidas pelo Centro Universitário Cesmac.
A próxima edição da Feira de Serviços será realizada no Centro de Referência de Assistência Social (Cras) Santos Dumont, no dia 14 de maio, no horário de 8h às 12h.