A programação começa no dia 28 de abril e vai até 10 de maio com shows e workshop
Foram muitas tentativas para fortalecer o jazz em Alagoas ao longo dos anos. Apaixonado por essa arte, abnegado e persistente, o contrabaixista e fundador do Clube do Jazz de Maceió, Félix Baigon, desenvolveu vários projetos, muitos exitosos, porém, com o tempo, perderam a força.
Mesmo assim, os amantes do ritmo, integrantes do Clube do Jazz de Maceió, mantinham seus ensaios abertos, quinzenalmente, às quintas-feiras, na sala de música do Complexo Cultural Teatro Deodoro, em uma parceria com a Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (Diteal).
Em 28 de abril de 2018, Félix Baigon decidiu arriscar e organizou o primeiro Internacional Jazz Day em Maceió. A ideia certeira deu mais gás. A partir daí, surgiu o Programa Jazz Panorama ao Vivo, vindo da Rádio Educativa para o palco do Teatro de Arena Sérgio Cardoso, anexo ao Deodoro. Vieram também novos parceiros: Jazz Panorama e a Promosix.
Assim como na rádio, o formato ao vivo no teatro é apresentado pelo jazzófilo Juan Maurer, criador do programa, que passa informações sobre as composições, músicos e apresenta o Clube do Jazz e seus convidados ao público. Com teatro sempre lotado, o projeto se consolidou no circuito musical alagoano, recebeu grandes nomes da música brasileira e manteve a casa cheia também quando se apresentou sem convidados, comprovando o reconhecimento do público com o ouro da casa.
“A parceria entre Diteal e o Clube do Jazz de Maceió tem sido muito exitosa. Os músicos estão realizando bons projetos, fortalecendo o jazz em Alagoas e trabalhando a formação de plateia, que é um dos maiores objetivos da Diteal. Temos muito a comemorar e agradecemos a parceria”, pontuou a diretora presidente da Diteal, Sheila Maluf.
Mais um Dia Internacional do Jazz bate à porta e o Clube do Jazz de Maceió não vai ficar fora dessa. O grupo preparou uma programação vasta com shows, workshop e um convidado especial que dá nome ao evento: 2º Internacional Jazz Day em Maceió – A Música de Cristóvão Bastos, de 28 de abril a 10 de maio, um presentão para os alagoanos.
“Abraçar o Clube do Jazz de Maceió é entender a força do gênero, a importância da música no universo artístico e cultural e fortalecer os músicos alagoanos. A Diteal está sempre de portas abertas para parcerias, em projetos produzidos no nosso estado, nos mais diversos segmentos. Vamos celebrar o Dia Internacional do Jazz, o Dia Alagoano do Teatro, os aniversários dos Teatros de Arena Sérgio Cardoso e Deodoro e muitas outras datas, além dos nossos projetos fixos, novidades e etc. A arte e a cultura não podem parar”, afirmou o gerente artístico e cultural da Diteal, Alexandre Holanda.
Nas apresentações que celebram o Internacional Jazz Day, o Clube do Jazz de Maceió estará com os músicos Jailson Brito (sax tenor), Allysson Paz (bateria), Jiuliano Gomes (teclado) e Felix Baigon (contrabaixo), que assina também adireção musical e a produção com Ana Galganni, da Divina Home.
“É uma felicidade chegar ao segundo ano no Jazz Day, é uma honra, depois de tanta luta. Desta vez, vamos trazer grandes nomes da música brasileira juntos no mesmo palco. Estamos muito animados com este espaço conquistado em Alagoas. O jazz é uma música que não está em todas as rádios, que aqui vem atraindo novo público, com músicos já consagrados e jovens também em um projeto de qualidade, que começou de forma tímida com o apoio da Diteal nos ensaios abertos e agora está crescendo”, afirmou Félix Baigon.
Confira a programação completa abaixo:
28 de abril
Às 17h, no Maceió Shopping – Clube do Jazz de Maceió e convidados.
O Clube do Jazz de Maceió estará na Praça Central do Maceió Shopping apresentando um repertório de clássicos do jazz em um evento gratuito.
02 de maio
Às 20h, no Teatro Deodoro, Centro de Maceió – A música de Cristóvão Bastos.
O Clube do Jazz de Maceió traz como convidado especial para o evento principal de comemoração do International Jazz Day o pianista, arranjador e compositor Cristóvão Bastos (RJ).
Parceiro de nomes como Chico Buarque, Aldir Blanc e Paulo César Pinheiro, Cristóvão Bastos assinou arranjos para discos e espetáculos para artistas como Gal Costa, Edu Lobo, Elza Soares, Paulinho da Viola, Fafá de Belém, Emílio Santiago, entre muitos outros.
Em seus 50 anos de carreira, Cristóvão Bastos recebeu algumas das maiores premiações da música no Brasil, como o Prêmio Sharp, Prêmio TIM e Prêmio da Música Brasileira.
Além de Cristóvão Bastos, o espetáculo contará com artistas de Alagoas, Pernambuco e Paraíba. Será um encontro raro de tantos talentos, todos celebrando a magia do jazz e da música.
Irão participar do ponto alto da programação os seguintes músicos:
Cristóvão Bastos (piano), Félix Baigon (contrabaixo), Jailson Britto (sax tenor), Jiuliano Gomes (piano), Allysson Paz (bateria), Dydha Lyra (voz), Ricardo Lopes (guitarra), Irina Costa (voz), Rony Ferreira (trombone), Beto Ferreira (trumpete), Mateus Andrade (baixo), Chau do Pife (pífano), Toni Augusto (guitarra), Mácleim (voz), Joatan Nascimento (trumpete), Luizinho Assis (piano), Zailton Sarmento (cavaquinho), Rodrigo Gonçalvez (percussão), Almir Medeiros (sax), Leureny (voz), Ana Galganni (voz), Júnior Bocão (guitarra), Renata Peixoto (voz), Júnior Almeida (voz), Wilma Miranda (voz), Wilma Araújo (voz), Siqueira Lima (Flugelhorn), Welington Pinheiro (Violão) e Wilbert Fialho (Violão 7 Cordas).
O ingresso custa R$ 40,00 a inteira e R$ 20,00 a meia-entrada, às venda pelo site www.sympla.com.br e, no dia do evento, na bilheteria do Teatro Deodoro, das 14h às 18h.
03 de maio
Das 10h às 12h – Workshop: A música segundo Cristóvão Bastos.
Os músicos terão oportunidade de conhecer de perto e aprender mais sobre essa arte no workshop com o convidado especial Cristóvão Bastos, na Sala de música do Complexo Cultural Teatro Deodoro, Centro de Maceió, com entrada franca.
05 de maio
Às 17h, no Maceió Shopping, Jatiúca.
O Clube do Jazz de Maceió volta à Praça Central do Maceió Shopping com repertório de clássicos do jazz em uma apresentação gratuita.
10 de maio
Às 21h, no FDS Coworking, em Arapiraca.
Nesta data, as comemorações chegam a Arapiraca, segunda maior cidade de Alagoas. Lá, acontecerá o grande encontro entre a banda Divina Supernova, composta por Ana Galganni (voz e flauta) e Júnior Bocão (guitarra), e o Clube do Jazz de Maceió com um repertório de standards do jazz e bossa nova.
Mais informações no www.jazzday.com.br.