Brasil

Gabriel Diniz: Anac afirma que avião estava em situação regular

Aeroclube de Alagoas

Aeroclube de Alagoas

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) emitiu nota nesta segunda-feira, 27, para informar que a aeronave que transportava o cantor Gabriel Diniz estava em situação regular.

De acordo com a Anac, o avião, de matrícula PT-KLO, da fabricante Piper Aircraft, possuía o Certificado de Aeronavegabilidade (CA) válido até 2023 e a Inspeção Anual de Manutenção até março de 2020.

O monomotor, de propriedade da Aeroclube de Alagoas, tem capacidade de três passageiros mais a tripulação, resultando em quatro assentos. No momento do acidente, a aeronave voava com três ocupantes para Maceió.  Além do cantor, estavam no avião Abraão Farias e Linaldo Xavier Rodrigues, que seriam diretores do Aeroclube de Alagoas.

O avião também não possuía autorização para realizar táxi aéreo, sendo liberado o uso apenas para voos de instrução.

Após a morte do piloto e copiloto, o Aeroclube informou que um dos pilotos da aeronave seria amigo do cantor Gabriel Diniz e teria passado o fim de semana com o artista em Salvador. Na volta, ofereceu uma carona a Diniz. Ainda de acordo com o Aeroclube de Alagoas, os diretores têm autonomia para pagar combustível do próprio bolso e fazer o uso pessoal do avião.

Instagram/Linaldo Xavier

Linaldo Xavier e Abraão Farias eram diretores do Aeroclube de Alagoas

O cantor vinha a Alagoas para comemorar com a família o aniversário da namorada Karoline Calheiros, que faz 25 anos nesta segunda-feira.

A Aeronáutica também irá investigar as causas do acidente. A intenção é prevenir “Investigadores do Segundo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA II), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa), realizarão a ação inicial da ocorrência envolvendo a aeronave de matrícula PT-KLO, ocorrido nesta segunda-feira (27/5), em Estância (SE)”, disse o órgão em nota.

 

Nota da Anac

Brasília, 27 de maio de 2019 – A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) informa que, segundo dados do Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB), o avião acidentado nesta segunda-feira (27), em Sergipe (SE), estava em situação regular, com o Certificado de Aeronavegabilidade (CA) válido até fevereiro de 2023 e a Inspeção Anual de Manutenção (IAM) em dia até março de 2020.

O avião, de matrícula PT-KLO, da fabricante Piper Aircraft, era de propriedade do Aeroclube de Alagoas. Esse modelo é um monomotor com capacidade máxima de 3 passageiros mais a tripulação, totalizando 4 assentos.

A identidade do piloto a bordo da aeronave e seus ocupantes ainda não foi confirmada.

As investigações sobre as causas do acidente estão sendo conduzidas pelo Segundo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA II), de Pernambuco (PE), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), do Comando da Aeronáutica.

A ANAC se solidariza com os familiares das vítimas do acidente e colabora com as investigações que estão em curso.

Assessoria de Comunicação da ANAC

Instagram/Gabriel Diniz

Instagram/Gabriel Diniz