Sertão

Militares são acuados ao realizar abordagem durante festa em Piranhas

Uma guarnição do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv) foi acuada e por pouco não foi agredida durante um patrulhamento no Distrito de Piau, em Piranhas, onde acontece neste fim de semana a tradicional festa Forrograço.

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram a confusão envolvendo dezenas de pessoas e uma guarnição do BPRv, que termina com troca de agressões, um jovem ferido a golpes de cassetete e várias pedradas contra a guarnição. O fato foi registrado na noite deste sábado (1º) e, de acordo com o tenente-coronel Liziário Junior, os suspeitos já foram identificados e deverão ser representados junto à polícia judiciária.


Em entrevista ao Alagoas 24 horas, o comandante explicou que a localidade registra índice altíssimo de condução de motocicletas sem capacete, condutores inabilitados, crianças pilotando, além de consumo de bebida alcoólica.

Na sexta, uma megaoperação foi montada no sentido de coibir as irregularidades, mas no sábado, os militares realizavam apenas patrulhamento quando perceberam um grupo cometendo irregularidades, entre elas dirigir sob efeito de álcool, sem habilitação e sem capacete.

A guarnição apreendeu quatro motocicletas, o que teria gerado insatisfação dos proprietários, que passaram a coagir a guarnição. Nos vídeos, é possível ver o momento em que um militar saca o cassetete após ser ameaçado e agredir um suspeito. A partir daí, os militares passam a ser acuados e o caos se estende mesmo com a saída dos militares do local, com populares ameaçando destruir outros veículos.

O tenente-coronel elogiou a postura dos militares, que em nenhum momento sacaram o revólver, e disse que além do militar agredido, a viatura foi danificada pelas pedras arremessadas pela população. Cerca de 60 pessoas estariam no local no momento da agressão.

Considerando a inferioridade numérica, os militares optaram por se retirar e acionar a Copes para desobstruir e via. O militar atacado foi submetido a exame de corpo de delito no IML de Arapiraca. O comando da Polícia Militar também foi informado oficialmente do episódio. A identidade da pessoa ferida não foi divulgada.