Alagoana ultrapassa marca de Miroslav Klose, que fez 16 gols pela Alemanha
Não bastasse ser a jogadora que mais vezes recebeu o título de melhor do mundo – por seis vezes – a alagoana Marta quebrou nesta terça-feira, 18, em partida contra a seleção italiana, mais uma marca histórica e se tornou a jogadora com mais gols feitos em copas do mundo.
O pênalti batido contra a goleira Giuliani, não só garantiu a vitória contra a adversária, mas também a permanência da seleção na competição, passando para as oitavas de finais, em terceiro lugar do grupo C.
O gol é o 17º da Camisa 10, que tirou o posto de Miroslav Klose, que fez 16 gols pela da seleção masculina da Alemanha. Marta estava empatada com alemão desde a última partida contra a Austrália, no dia 13 de junho, quando marcou uma vez, na derrota de 3 x 2, pro Brasil.
Em 2015, Marta já havia superado a marca de Pelé, como maior goleadora com a camisa canarinho. O Rei fez 95 gols pela seleção brasileira em sua carreira.
Marta é também a primeira atleta, entre homens e mulheres, a fazer gols em cinco Copas do Mundo.
Protesto
Pela segunda vez, Marta aproveitou o momento de comemoração do gol para fazer um protesto silencioso. As chuteiras da atleta não exibem símbolo de qualquer marca esportiva, mas duas faixas azul e rosa, símbolo da ação Go Equal, que busca promover a equidade salarial entre homens e mulheres.
Marta, que também é embaixadora global da ONU Mulheres, se tornou uma das embaixadoras do projeto, que critica o valor inferior de patrocínio oferecido às jogadoras femininas em comparação ao que as marcas pagam para o time masculino.