Maceió

Clientes acusam Equatorial Alagoas de erros na geração de faturas

Edilson Omena/Tribuna Hoje

Edilson Omena/Tribuna Hoje

A Empresa Equatorial Energia, que assumiu a distribuição de energia elétrica em Alagoas após leilão realizado em dezembro de 2018, vem sofrendo críticas agudas por parte de diversos clientes em todo território alagoano.

Enfrentando problemas para manter a estabilidade da energia elétrica em vários pontos do estado, a empresa é criticada, também, pela dificuldade e erros que prejudicam a população, sobretudo, no momento de gerar a fatura do consumo.

Um empresário alagoano, que não quis se identificar, procurou o Alagoas 24 Horas e disponibilizou documentos que mostram o erro no consumo na conta que venceu no mês de maio. Ele demonstra que a média de consumo mensal na sua residência gira em torno de 1 mil kWh, no entanto, no quinto mês do ano, a fatura cobrava um consumo de pouco mais de 2,5 mil kWh. Além disso, ele também reclama que apenas esta fatura, especificamente, não teria chegado na residência e só pôde ser consultada pela internet.

 

Ao perceber a diferença dos valores, ele procurou a empresa no dia 31 de maio para reclamar do que já considerava um erro na contagem. De lá pra cá, foram quatro protocolos abertos em 19 dias e, mesmo após assumir o equívoco, a empresa não resolveu o problema. Mesmo com a conta já vencida devido aos problemas encontrados no momento do pagamento, o empresário alega que durante o período, vários prazos foram estabelecidos pela Equatorial, no entanto, nenhum foi cumprido.

Durante todo o processo, o cliente alega que não foi procurado pela empresa, sendo ele, quem sempre tinha que tomar a iniciativa. “É um absurdo. Eles erram e quem tem que ficar correndo atrás somos nós, clientes. Como se não tivéssemos que trabalhar no dia a dia”, desabafou.

O empresário chama atenção ainda para clientes que podem acabar pagando a fatura, sem perceber os erros. “Se fosse um erro menor, talvez eu não tivesse percebido. Tem muita gente que, com a correria da vida, nem teria atentado e acabaria pagando a conta errada, sendo mais prejudicada ainda”, disse.

O Alagoas 24 Horas solicitou um posicionamento da Equatorial Energia Alagoas e aguarda resposta por parte da empresa.

Quedas de energia

Outro ponto que está dando o que falar são as diversas quedas de energia em todo território alagoano. Na capital Maceió, vários bairros sofrem com problemas recorrentes de instabilidade no setor. Na última segunda-feira (17), Guaxuma, Jacarecica e Cruz das Almas tiveram interrupção no fornecimento de energia elétrica devido a um coqueiro que caiu em cima de uma fiação, com destaque para o primeiro, que ficou sem energia durante sete horas.

Em nota, a Equatorial afirmou que “após a remoção do coqueiro que caiu sobre a rede de média tensão na AL-101 Norte o fornecimento de energia nos bairros de Cruz das Almas e Jacarecica foi normalizado às 9h38. Já em Guaxuma, o fornecimento voltou ao normal às 15h40. A equipe técnica realizou reparos e precisou trocar isoladores da rede elétrica”.

No bairro de Mangabeiras, no mesmo dia, o fornecimento de energia ficou apenas em uma fase desde o final da manhã, até o início da noite. Moradores reclamaram da instabilidade, que pode gerar prejuízos em equipamentos eletrônicos. A empresa atribuiu o problema à “um veículo de coleta de lixo bateu em um poste da rede elétrica e partiu os condutores”.

NOTA DE ESCLARECIMENTO

A Equatorial Alagoas esclarece que durante os três primeiros meses de 2019 (janeiro, fevereiro e março) o técnico da empresa foi impedido de realizar a leitura na caixa de medição do condomínio do reclamante.

A empresa informa ainda que, devido a essa falta de acesso, as faturas desses meses foram calculadas através de uma média baseada no consumo dos últimos 12 meses do cliente, conforme prevê a resolução 414/2010 da ANEEL.

No mês de abril, quando o leiturista finalmente teve acesso à caixa de medição, a Equatorial verificou a real medição do reclamante e ficou constatado um acúmulo de consumo de energia dos três meses anteriores. Essa diferença de acúmulo foi cobrada na fatura do mês de maio.

A distribuidora esclarece ainda que o pedido de cancelamento de fatura do cliente foi indeferido, pois o consumo do mesmo procede com o que foi descrito na fatura.

A Equatorial Alagoas reforça que é necessário ter livre acesso à caixa de medição de todas as unidades consumidoras (residências, estabelecimentos comerciais e órgãos) para facilitar a real aferição do consumo de energia dos clientes.

Quedas de energia – A distribuidora esclarece que as ocorrências mencionadas pelo portal sobre os bairros de Jacarecica, Guaxuma e Cruz das Almas foram causadas por danos na rede elétrica provocados pela chuva e fortes ventos que atingiram a capital alagoana no início da semana.

Já no bairro de Mangabeiras, parte da região teve o fornecimento da energia prejudicado após um caminhão de lixo colidir em um poste. Todas as ocorrências foram concluídas e o serviço foi normalizado.