O basquete brasileiro perdeu um de seus talentos mais promissores. O pivô Michael Uchendu, conhecido como Maikão, morreu aos 21 anos por afogamento, em um acidente de jet ski (moto aquática) na Serra da Cantareira, em São Paulo.
O falecimento foi comunicado em notas de pesar divulgadas pela Confederação Brasileira de Basketball (CBB) e a Liga Nacional de Basquete (LNB). Maikão atuava pelo Leyma Basquet Coruña, da Espanha, e chegou a se inscrever no Draft (seleção de jogadores) da NBA este ano.
No Brasil, o jogador passou pelas bases do Palmeiras e do Bauru, clube pelo qual se profissionalizou e atuou entre 2014 e 2018. Ele estava no elenco do Bauru campeão do NBB em 2017. Em 2018, se transferiu para o basquete espanhol.
Junto a Yago e Didi, o pivô de ascendência nigeriana conquistou o Sul-Americano Sub-21, em 2018, pela seleção brasileira. Outros dos seus títulos pela equipe nacional incluem a medalha de bronze na Copa América sub-18 e a prata no Sul-Americano sub-17.
No Twitter, o Bauru publicou uma foto do atleta com o troféu do NBB. “É essa imagem que vamos guardar de você. Descanse em paz, Maikão”, escreveu o perfil da equipe.