Quem é Haya e por que fugiu
Filha do falecido rei Hussein, da Jordânia, Haya é meia-irmã do rei Abdullah II, que governa o país atualmente.
Nascida na Jordânia, ela foi educada no Reino Unido – onde frequentou a Bryanston School, em Dorset, e estudou filosofia, política e economia na Universidade de Oxford.
Haya competiu em provas de hipismo nas Olimpíadas de 2000, em Sidney (Austrália), e se casou com o xeque em 2004. Na época, ela integrava o comitê Olímpico Internacional.
Ainda não está claro o motivo da fuga, mas ela disse que “temeu por sua vida”.
Segundo a BBC, fontes próximas a Haya afirmam que ela teria descoberto recentemente informações preocupantes sobre o retorno a Dubai, em 2018, da princesa Latifa, uma das filhas de Mohammed. Ela fugiu dos Emirados Árabes Unidos pelo mar com a ajuda de um francês, mas foi interceptada por homens armados na costa da Índia e retornou a Dubai.
Na ocasião, Haya, junto com a ex-presidente irlandesa Mary Robinson, defendeu a postura de Dubai em relação ao incidente.
As autoridades do país afirmaram que Latifa estava “vulnerável à exploração” e que “agora estava em segurança em Dubai”. Mas ativistas de direitos humanos alegam que ela foi levada de volta à força, contra sua vontade.
Desde então, dizem que a princesa Haya teria descoberto novos fatos sobre o caso e sofrido, consequentemente, uma crescente hostilidade e pressão por parte de integrantes da extensa família do marido até que não se sentiu mais segura no país.
Uma fonte próxima à princesa, ainda de acordo com a BBC, conta que ela teme ser sequestrada e levada de volta a Dubai.