Futebol

Grêmio bate Libertad e pega o Palmeiras na Libertadores

Jorge Adorno / Reuters

Jorge Adorno / Reuters

O Grêmio venceu nesta quinta-feira o Libertad por 3 a 0, no estádio Defensores Del Chaco, pela segunda partida das oitavas de final da Libertadores. Soberano em campo, os gaúchos não deram chance aos paraguaios e precisaram de apenas 45 minutos para liquidar a fatura e garantir a vaga.

Em noite iluminada, André marcou duas vezes, espantou a má fase técnica e acabou com o jejum de quase três meses sem balançar as redes. Jean Pyerre, de pênalti, fez o outro tento gremista. De quebra, o time gaúcho chegou ao centésimo triunfo na competição intercontinental.

Nas quartas de final o Grêmio enfrenta o Palmeiras. As datas dos confrontos estão previamente marcadas para os dias 20 e 27 de agosto. O jogo de ida será na Arena. Já a segunda partida acontecerá no Allianz Parque. Pelo Brasileiro, o Grêmio recebe no dia 5, segunda, a Chapecoense, às 20h (horário de Brasília), na Arena.

O Jogo

No prejuízo, o Libertad começou a partida na pressão para reverter a desvantagem. Aos 4, após o escanteio, Everton chutou e Piris colocou a mão na bola. O árbitro apitou a penalidade. Aos 6, Jean Pyerre chutou forte no canto esquerdo de Martín Silva, que saltou para o lado direito, vendo a bola morrer no fundo da rede.

Agora os paraguaios precisam fazer três gols de diferença para seguir no torneio. Depois de levar o primeiro tento, os donos da casa se lançaram ao ataque. Aos 8, após o escanteio, Óscar Cardozo ganhou por cima e cabeceou. Paulo Victor voou e fez grande defesa.

Com naturalidade, os comandados de Renato Portaluppi chegaram ao segundo gol. Aos 19, Everton tocou para André, que chutou de canhota no canto direito de Martin Silva. Assim, o centroavante conseguiu terminar com um jejum de quase três meses sem colocar a bola na rede.

Batidos em campo, os paraguaios não encontram forças para reagir na partida. Por sua vez, o Grêmio tomou conta do jogo e tocou a bola tranquilamente. Aos 41, Cáceres cruzou na cabeça de Adrián Martínez, que obrigou o arqueiro gremista a fazer um milagre. No minuto seguinte, Óscar Cardozo recebeu na entrada da área e mandou de primeira. Paulo Victor brilhou mais uma vez com uma grande defesa.

Nos acréscimos, aos 46, Alisson dividiu com os defensores, a bola bateu em Jean Pyerre e sobrou para André, que se livrou do goleiro e fez o terceiro gol para os gremistas. A etapa inicial começou com o Libertad pressionando, mas os gaúchos simplesmente não deram chance aos paraguaios e não tomaram conhecimento do adversário.

Mantendo uma postura agressiva, o Grêmio seguiu atacando no segundo tempo. Sem forças para reagir, o Libertad ficou entregue em campo. Sem conseguir entrar na defesa gremista, os donos da casa apenas arriscaram chutes de longa distância.

Depois de conquistar larga vantagem, os jogadores gremistas trataram de administrar o resultado e tocar a bola de um lado para o outro. Os destaques do Grêmio ficaram por conta das atuações de David Braz, Kannemann, Jean Pyerre, Matheus Henrique, Everton e André. Muito aplaudido pelos torcedores no Defensores, o centroavante André foi substituído por Luan. Aos 42, Jean Pyerre cobrou falta direta, mas Martin Silva faz grande defesa.

Na reta final de partida, o jogo caiu de qualidade e nenhuma das duas equipes criou uma oportunidade clara de gol. Agora o Grêmio pega na próxima fase da competição o Palmeiras, revivendo os grandes confrontos da década de 90 na competição.