Novo horário de funcionamento e ampliação de posto de identificação permitirá atender mais rápido a população
O Instituto de Identificação reabre as portas de todos os seus postos de atendimento na manhã desta terça-feira (13). Unidades ficaram paradas para implantação do novo sistema de Identificação Biométrica Automatizada (Abis) e do novo modelo nacional de carteira de idade
De acordo com o Superintendente do órgão Roney Presbítero, os 30 postos abriram com várias novidades. Entre elas, o sistema de identificação que passará a ser palmar e facial, com captura das digitais e do rosto. Como também a padronização e ampliação dos horários de atendimento a população.
“Agora todos os postos estão informatizados. Na sede, Centrais Já de Atendimento o número de guichês foram aumentados e o horário foi ampliado, passando todos os postos a funcionar das 08 às 17 horas’, explicou o superintendente.
Outra novidade será a implantação do novo modelo nacional de carteiras de identidade (CI) estabelecido pelo decreto 9.278/2018. Essa mudança busca alinhar os serviços de Identificação do país com um único padrão de documento, onde o usuário poderá optar por acrescentar uma série de informações como nome social, e número de outros documentos como CPF, Carteira de Trabalho e Previdência Social, e CNH.
“Alagoas conseguiu implantar o novo modelo antes do prazo previsto pelo Governo Federal. Mas, vale ressaltar que a carteira antiga ainda é valida em todo o território nacional, e a sua substituição irá acontecer naturalmente e gradativamente, a partir do momento em que população for solicitar uma segunda via quando necessário, ou seja, em casos de extravio, rasuras, roubo, e furto,” esclareceu Presbítero.
Para reabrir os postos, o consórcio formado pelas empresas Thomas Greg e Viasoft Soluções capacitou todos os atendentes, os papiloscopistas e os profissionais da gráfica responsável pela emissão da 1ª e 2ª via do documento. Novos equipamentos também foram instalados em todas as unidades para garantir segurança dos dados e maior velocidade na emissão do documento.