Quem passar na orla marítima do bairro da Jatiúca, mais especificamente na localidade conhecida como Posto 7, poderá desfrutar de mais uma justa homenagem a um ilustre nome alagoano. A quinta estátua de bronze em Maceió, que homenageia o escritor e poeta Lêdo Ivo, foi inaugurada na manhã desta terça-feira (3) e permanecerá no local para apreciação do público. À exemplo dos demais, o monumento também foi feito pelo artista plástico e escultor mineiro, Léo Santana.
Falecido em 2012, aos 88 anos, o poeta deixa um grande legado, critério importante para a homenagem, segundo o prefeito Rui Palmeira, que esteve presente na solenidade. Ivo, vencedor de vários prêmios nacionais e internacionais, deu vida a tradicionais obras como “Ninho de Cobras” e “A Noite Misteriosa”. Dessa forma, o escritor levou o nome de Alagoas para o Brasil e para o mundo.
Além da importância da homenagem por si só, as esculturas produzidas por Santana tornam Maceió mais visível aos olhos digitais. O ponto de vista também levantado pelo chefe do executivo municipal lembra a importância das homenagens e da cultura representada em monumentos para a forte presença da capital alagoana nas redes sociais e no mundo digital, o que colabora para o aumento do turismo na cidade.
Ao discursar no evento, Palmeira não poupou elogios ao novo homenageado destacando a contribuição do escritor para a cultura alagoana. “Lêdo é uma referência na poesia brasileira e mundial. Precisamos enaltece-lo da forma que fizemos com as outras esculturas que já estão postas na região da orla marítima. É muito importante que a gente traga conhecimento às futuras gerações que um dia vão ler os romances e poemas de Lêdo Ivo”, disse.
Além de Lêdo Ivo, outros quatro ilustres alagoanos foram homenageados com esculturas em tamanho real feitas de bronze: Graciliano Ramos e Aurélio Buarque de Holanda, inauguradas em 2015 em comemoração aos 200 anos de Maceió, o ator Paulo Gracindo, inaugurada dois anos depois, e a médica psiquiatra Nise da Silveira, inaugurada em julho deste ano. Todos os monumentos foram feitos por Léo Santana.
Durante o evento, o chefe do executivo municipal também adiantou que o escritor alagoano Jorge de Lima, que terá uma estátua em tamanho real que ficará situada na Praça Sinimbu, em frente à residência em que morava, onde hoje funciona a Academia Alagoana de Letras. A homenagem será acompanhada de uma reforma da praça e deve ser inaugurado no mês de outubro.