Maceió

Maceió Rosa será lançado nesta terça-feira

Pei Fon/ Secom Maceió

Tatiana Palmeira, primeira-dama da capital e coordenadora do Maceió Rosa

Desde 2014, o mês de outubro tem um significado especial para a saúde pública em Maceió. Na próxima terça-feira (1º), às 8h, será lançada na Secretaria Municipal de Saúde (SMS), no Centro, a sexta campanha Maceió Rosa, um conjunto de ações promovidas pela Prefeitura para conscientizar a população maceioense sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.

O Maceió Rosa promove o acesso aos serviços de Saúde da mulher e durante todo o mês de outubro, realiza atividades educativas, esportivas, culturais, promocionais e motivacionais, em parceria com instituições públicas, privadas e do terceiro setor. A campanha traz para o Município práticas e atitudes universalizadas pela campanha internacional Outubro Rosa, conferindo-lhe identidade local e estabelecendo uma relação de proximidade e cuidado na abordagem sobre o câncer de mama.

Idealizada e coordenada pela primeira-dama de Maceió, Tatiana Palmeira, a campanha Maceió Rosa é executada pela Secretaria Municipal de Saúde e mobiliza todos os órgãos da Prefeitura e instituições apoiadoras para um chamamento sobre os cuidados com a saúde, promovendo a conscientização sobre hábitos saudáveis e a busca de exames preventivos. “O conhecimento do próprio corpo é fundamental para a percepção de alterações e o diagnóstico precoce é fundamental para a cura do câncer de mama. Por isso, todas as mulheres maceioenses de 50 a 69 anos devem procurar as unidades de saúde de Maceió para fazer sua mamografia”, afirma a coordenadora.

A faixa etária entre 50 e 69 anos é a preconizada pelo Ministério da Saúde como de maior risco para desenvolvimento da doença. Por isso, a campanha prioriza a oferta de exames de mamografia para mulheres maceioenses dessa faixa de idade.

Divulgação

Camisas estão à venda no Maceió Shopping, no Parque Shopping e na Fios de Cabelos do Maceió Shopping e da Ponta Verde

Importante ferramenta para a percepção de anomalias nas mamas, o estímulo ao autocuidado segue como um dos aspectos a serem destacados na campanha, que deve incentivar principalmente a busca pelos serviços de saúde, especialmente o exame de mamografia, cuja oferta aumenta durante a campanha, sem exigência de consulta prévia para as mulheres da faixa etária preconizada.

Instituições parceiras

Desde que foi instituída, a campanha municipal Maceió Rosa promove o cuidado com a saúde, a prevenção e a realização do exame de mamografia nos equipamentos da rede pública de saúde e dá apoio a instituições não governamentais que atuam na rede de atenção às mulheres com câncer de mama, oferecendo suporte às pacientes durante o tratamento em Maceió.

Além de intensificar nos meios de comunicação a conscientização sobre a prevenção e a detecção precoce, a campanha promove a venda da Camisa Maceió Rosa, um dos principais instrumentos da identidade das ações e de grande relevância para essas instituições, que têm a renda revertida para o custeio de suas atividades. Este ano, as instituições selecionadas por meio de edital foram a Casa Rosa e o Grupo Mama Renascer.

Maceió Rosa 2019

Presente na iconografia do Maceió Rosa desde seu lançamento, o coração do totem Eu Amo Maceió, representado na cor rosa, é o principal elemento da identidade visual da campanha. A campanha de 2019 posiciona esta marca no centro de uma estrutura de atendimento, cuidado e atenção em que a maceioense possa se ver como única, especial e valorizada.

Este ano, o Maceió Rosa chama a atenção para o autoconhecimento, o olhar individualizado de cada pessoa sobre o próprio corpo como forma de se prevenir, de adotar hábitos saudáveis e de buscar fazer os exames preventivos de detecção do câncer de mama. Com o slogan Quem tem amor-próprio se cuida, a campanha busca estimular as maceioenses a se prevenir contra o câncer de mama.

O cuidado começa em casa

As ações da campanha começaram em setembro, quando a Secretaria Municipal de Saúde lançou uma enquete com as servidoras municipais para saber como está o acesso dessas mulheres aos exames de detecção, além de incentivar a procura desses mecanismos preventivos.

“Esse levantamento tem a intenção de trazer um olhar diferenciado para nossas servidoras, porque a gente tá cuidando muito de uma população, mas é importante saber se elas estão se cuidando”, destaca a coordenadora de Saúde da Mulher, Verônica Brandão. A partir dos dados coletados, a SMS poderá desenvolver ações com servidoras que estão com exames desatualizados.

Desde quando foi lançado, em 2014, até o ano passado, o Maceió Rosa tem mobilizado milhares de mulheres a fazer os exames no mês de outubro. Nesse período, foram feitas 21.452 mamografias durante as campanhas, sendo relevante também a procura pelo exame nos meses de novembro, ainda como reflexo dessa mobilização.

As ações do Maceió Rosa prosseguem nesta quarta-feira (2), às 10h, no Parque Shopping, com o lançamento da Loja Rosa. A programação completa, com ações programadas para todos o mês de outubro pode ser conferida no site www.maceio.al.gov.br/