Interior

Reeducandos irão participar de mutirão de limpeza nas praias alagoanas atingidas por óleo

Seris

Seris

Reeducandos serão enviados as praias atingidas pelas manchas de óleo no litoral alagoano para colaborar com a trabalho de limpeza. A informação foi repassada, nesta quinta-feira, 17, pelo Grupo Técnico de Acompanhamento (GTA), que foi criado para garantir o monitoramento e limpeza das praias alagoanas.

De acordo com informações do GTA, a primeira cidade a receber o reforço será Japaratinga,  onde foi montado um posto de comando na Praça Padre Cícero para definir estratégias de ação imediata. A Secretaria de Ressocialização e Inclusão Social (Seris) enviará ao município 50 reeducandos para colaborar com o trabalho de retirada do óleo na praia. No momento estão a postos 50 pessoas organizadas pelo órgão municipal de Meio Ambiente para início da ação. Além dos detentos, o grupo será reforçado ainda por 60 militares da Marinha e 40 pessoas da Semarh.

Nesta manhã, os técnicos do IMA (Instituto do Meio Ambiente) e da Marinha sobrevoam o Litoral Sul. Já o Litoral Norte ficou a cargo do Ibama. A intenção é continuar o monitorado em toda costa alagoana. Os trabalhos contam ainda com o uso de drones, da Marinha e da Semarh.

Hoje, os trabalhos seguiram também em Barra de São Miguel, Jequiá da Praia e Coruripe. Na Barra de São Miguel, cerca de 20 colaboradores do IMA se juntam com trabalhadores organizados pela prefeitura e comerciantes locais para dar continuidade ao mutirão de limpeza no local. Em Jequiá da Praia, o trabalho de limpeza continuou na praia de Lagoa Azeda, único ponto atingido pelo óleo no município. Já em Coruripe, a Petrobrás contratou uma empresa para a retirada do óleo dos beachrocks (espécies de pedras existentes na areia); esta por sua vez contratou moradores da região para executar a atividade.

Ainda conforme dados do GTA, estão sendo esperados 100 fuzileiros navais para reforçar o trabalho, além de um navio e mergulhadores da Marinha que ajudarão na avaliação da situação geral na Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais.

O Grupo é constituído por representantes dos órgãos estaduais – Instituto do Meio Ambiente (IMA) e Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh); federais – Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio); e Marinha – Capitânia dos portos. Contando ainda com o apoio das secretarias de Meio Ambiente dos municípios atingidos.