Saúde

Evento gratuito em Maceió orienta sobre como prevenir o câncer de mama

Divulgação

Divulgação

O mês de outubro chega ao fim e com ele a campanha do “Outubro Rosa” é encerrada, mas nem por isso a população deve baixar a guarda na luta da prevenção e diagnóstico do câncer de mama. Com a finalidade de orientar a população sobre o assunto, o Instituto Saúde e Cidadania, irá promover, de forma gratuita, na próxima quarta-feira (30) um dia de conscientização e combate a doença em Maceió.

A ação irá ocorrer das 09 às 15h na Praça Centenário, no bairro do Farol, onde serão realizadas aferições da pressão arterial e da glicemia, além de uma panfletagem e de orientações sobre o tema.

O evento contará com profissionais do Hospital Ib Gatto Falcão, de Rio Largo, da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Irmã Dulce, de Marechal Deodoro, além das UPAs do Benedito Bentes e Trapiche da Barra.

A doença

Câncer de mama é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do câncer de pele não melanoma. A doença responde, atualmente, por cerca de 28% dos casos novos de câncer em mulheres e, embora seja raro, também acomete homens, representando menos de 1% do total de casos da doença.

Relativamente raro antes dos 35 anos, acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. Estatísticas indicam aumento da sua incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento. Existem vários tipos de câncer de mama. Alguns evoluem de forma rápida, outros, não. A maioria dos casos tem bom prognóstico.

Em 2018 foram estimados mais de 59 mil novos casos de câncer de mama no Brasil.

Quais sintomas do câncer de mama?

O sintoma mais comum de câncer de mama é o aparecimento de nódulo, geralmente indolor, duro e irregular, mas há tumores que são de consistência branda, globosos e bem definidos. Outros sinais de câncer de mama são:

  • edema cutâneo (na pele), semelhante à casca de laranja;
  • retração cutânea;
  • dor;
  • inversão do mamilo;
  • hiperemia;
  • descamação ou ulceração do mamilo;
  • secreção papilar, especialmente quando é unilateral e espontânea.

A secreção associada ao câncer geralmente é transparente, podendo ser rosada ou avermelhada devido à presença de glóbulos vermelhos. Podem também surgir linfonodos palpáveis na axila.

  • Esses sinais e sintomas devem sempre ser investigados, porém podem estar relacionados a doenças benignas da mama.
  • A postura atenta das mulheres em relação à saúde das mamas, que significa conhecer o que é normal em seu corpo e quais as alterações consideradas suspeitas de câncer de mama, é fundamental para a detecção precoce dessa doença.

O Isac

O Instituto Saúde e Cidadania é uma Organização Social (OS) sem fins lucrativos, fundada sob forma de associação civil no ano de 2011 e com sede em Brasília.

Foi formado a partir da união de profissionais com conhecimento na área técnica e administrativa em saúde.

Tem foco na administração de unidades hospitalares e pronto atendimento, trabalhando com o objetivo de otimizar a gestão e melhorar/humanizar a assistência nas instituições parceiras.

Serviço:

O que: Campanha de Concientização e Combate ao Câncer de Mama

Quando: Quarta-feira (30) das 9h às 15h

Onde: Praça Centenário, Farol – Maceió