Após vitória parcial por 12 a 6 no intervalo, com quatro penalidades convertidas pelos Springbooks e duas pelos ingleses, Makazole Mapimpi e Cheslin Kolbe anotaram os únicos try’s da partida, já no segundo tempo, para selar a vitória.
Maior pontuador do confronto, o fly-half Handré Pollard acertou mais duas penalidades e duas conversões após os try’s para esticar ainda mais o marcador. Ao todo o atleta de 25 anos anotou 22 dos 32 pontos sul-africanos na partida.
Depois do apito final, mais um momento histórico. Primeiro capitão negro da história dos Springbooks, Siya Kolisi ficou responsável por levantar o troféu do tricampeonato.
“Estou agradecido por tudo o que o time passado, tivemos muitos desafios, mas o povo da África do Sul nos deu muito apoio e somos muito agradecidos por eles. Nós temos muitos problemas no nosso país; mas um time como esse, nós viemos de diferentes realidades, diferentes raças, e nós nos unimos atrás de um objetivo. Nós realmente esperamos ter mostrado para a África do Sul que podemos nos juntar se quisermos e conquistar algo’, declarou Kolisi após a final.