O ex-atacante holandês Marco Van Basten foi suspenso por uma semana do canal Fox Sports, onde trabalha como comentarista em um programa esportivo.
Em entrevista do colega Hans Kraay com o treinador Frank Wormuth, do Heracles, após a partida contra o Ajax no último sábado, pelo Campeonato Holandês, Van Basten pronunciou a expressão “sieg Heil”, ou “salve a vitória”, uma saudação da era nazista.
Em comunicado nesta segunda, a emissora anunciou a punição ao ex-jogador: “Com uma piada inadequada em um momento inadequado, Van Basten cometeu um erro no último sábado. O que aconteceu é estúpido e inapropriado e a Fox Sports se distancia do que foi dito”.
A emissora também exigiu uma retratação de Van Basten ao vivo, e o holandês se desculpou e declarou que fez o comentário em uma tentativa de “brincadeira sobre a pronúncia de Hans em alemão”.
O salário que o ex-jogador receberia pela presença nos programas da emissora na semana será doado ao Instituto Holandês de Documentação sobre a Guerra para “promover o conhecimento da história da II Guerra Mundial”, de acordo com a emissora.