Nesta quinta-feira, 12/12, será anunciado o Comitê Alagoano pela Prevenção de Homicídios de Crianças e Adolescentes, às 18h, no Centro Cultural e Exposições Ruth Cardoso, durante o evento Cidades e Gestores – Congresso e Expo. O Comitê é uma iniciativa do Governo do Estado de Alagoas, da Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas (ALE-AL) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), com participação da Associação dos Municípios de Alagoas (AMA). As quatro instituições assinarão um protocolo de intenções para a criação do Comitê – o passo seguinte é o lançamento da inciativa.
O Comitê terá como objetivo elaborar diagnósticos sobre homicídios de adolescentes no estado, elaborar recomendações para melhorar as políticas públicas existentes, identificar e compartilhar experiências bem-sucedidas e boas práticas de prevenção de homicídios de adolescentes e o monitoramento permanente da situação no estado.
Entre 2007 e 2017, a taxa de homicídios de crianças e adolescentes entre 10 e 19 anos em Alagoas saltou de 53,5 para 66,6 por grupo de 100 mil habitantes (SIM/Datasus). Foram 4.918 assassinatos de meninas e meninos no estado neste período. Em 2017, de cada 100 homicídios em Alagoas, 23,7 foram de população entre 10 e 19 anos – maior do que a média brasileira, que já uma das mais altas do mundo, com 18 pessoas nessa faixa etária em cada 100 pessoas assassinadas.
Diante do complexo desafio, o Comitê será importante instrumento para o engajamento de outras instituições públicas, sociedade civil e movimentos sociais comprometidos em evitar que mais vidas sejam interrompidas antes mesmo de chegar na fase adulta.