Futebol

Firmino se torna o sétimo alagoano campeão do Mundial de Clubes; confira!

O alagoano Marcelo Firmino marcou o gol que garantiu o título do Mundial de Clubes da FIFA para o Liverpool, da Inglaterra, diante do Flamengo, nesse sábado (21), em Doha, no Catar.

Firmino se tornou o sétimo alagoano a conquistar o título, sendo apenas o segundo a conquistar por um clube europeu. O maceioense do Liverpool marcou no primeiro tempo da prorrogação.

ALAGOAS NO TOPO DO MUNDO

Reprodução

Reprodução

O primeiro alagoano a conquistar o título foi Peu. Em 1981, o ex-jogador defendia o Flamengo. Na ocasião, o ex-atacante estava no banco de reservas em um jogo diante do mesmo Liverpool, pela então Copa Intercontinental de Clubes. O Mengão venceu por 3 a 0, em Tóquio.

Somente 19 anos depois, dois alagoanos voltaram a conquistar a competição. Nascido na Bahia, mas criado – desde criança – em Alagoas, o goleiro Dida foi importantíssimo na conquista do primeiro Mundial de Clubes da FIFA. O jogador também foi campeão pelo Milan, em 2007.

O lateral-direito, Índio, também era titular do Timão na época e também venceu a competição. Na ocasião, o Corinthians venceu o Vasco, nos pênaltis, no Maracanã.

Reprodução

Reprodução

Cinco anos depois, o São Paulo foi a Tóquio para enfrentar o Liverpool. Aloísio Chulapa entrou para a história do Tricolor Paulista ao ter dado o passe para Mineiro, que culminou na conquistar são paulina. No jogo, o meia Souza estava na reserva.

Reprodução

Reprodução

No ano seguinte, o Internacional venceu o temido Barcelona de Ronaldinho Gaúcho por 1 a 0, também no Japão. No dia, o Colorado teve um herói improvável, o alagoano Adriano Gabiru marcou o que foi considerado o maior gol da história do clube gaúcho.