Inscritos no exame devem fazer autenticação digital em portal do governo federal
Estudantes que prestaram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2019 estão sendo convocados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) a realizarem cadastro de informações pessoais na plataforma on-line do governo federal: gov.br. O objetivo é unificar os dados dos usuários em todos os serviços digitais dos órgãos federais.
A plataforma gov.br reúne dados dos cidadãos com a proposta de facilitar a identificação e autenticação do usuário com controle de acesso unificado. A partir do login no site é possível identificar cada cidadão que acessa os serviços digitais do governo.
Através da autenticação digital, o usuário tem acesso aos serviços públicos digitais. Com um único usuário e senha é possível utilizar todos os serviços públicos digitais que estejam integrados com a plataforma.
De acordo com o Inep, a unificação dos registros na página será feita de forma gradativa, com previsão de reunir todos os serviços digitais dos órgãos federais.
Embora a convocação dos estudantes esteja sendo feita neste mês, a plataforma unificada gov.br foi instituída pelo Decreto n° 8.936, de 19 de dezembro de 2016, sob criação do Ministério da Economia (ME), em parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro).
Como se cadastrar?
Para se cadastrar no gov.br, o estudante deve seguir os seguintes passos:
Espelho da redação do Enem 2019
Conforme está previsto no edital do Enem 2019, o espelho individual da redação do Enem deverá ficar disponível para consulta a partir do dia 17 de março. Nele, o estudante poderá conferir a pontuação recebida em cada uma das cinco competências avaliadas pelos corretores, no Sistema Enem.
No mesmo dia deverá ser disponibilizada a nota dos “treineiros”, participantes que fizeram o exame e avisaram, durante a inscrição, que não terminariam o ensino médio até dezembro passado.