Saúde

Caso suspeito de transmissão local de Coronavírus é registrado em Alagoas

No último domingo (08), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) confirmou o primeiro caso da doença

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informou nesta quarta-feira (11), que subiu para nove o número de pessoas que estão em fase de investigação para o novo Coronavírus (Covid-19) em Alagoas. Entre eles está o primeiro caso suspeito de transmissão local no Estado. Elas e seus contatos estão sendo monitorados pela equipe do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) da Sesau e da Secretaria de Saúde de Maceió.

Essas pessoas relataram história de deslocamento para países com transmissão local do Covid-19, e uma teve contato domiciliar de caso confirmado.

É válido lembrar que países como Alemanha, Austrália, Canadá, China, Coreia do Norte, Coreia do Sul, Croácia, Dinamarca, Emirados Árabes Unidos, Espanha, Estados Unidos, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Indonésia, Irã, Itália, Japão, Malásia, Noruega, Reino Unido, San Marino, Singapura, Suíça, Tailândia e Vietnã estão na lista de locais com transmissão do Covid-19.

Segundo o último informe epidemiológico da Sesau, em relação aos casos suspeitos, 72% são do sexo feminino e 28% do sexo masculino.

Um caso confirmado – No último domingo (8), a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), laboratório de referência nacional, encaminhou resultado laboratorial detectável para Covid-19 em Alagoas. Trata-se de um homem, de 42 anos, que esteve em viagem à Itália, e está em isolamento domiciliar, com quadro de saúde estável.

Até esta quarta-feira (11), foram notificados 24 casos suspeitos de Covid-19. Nove casos estão em investigação; um foi confirmado; oito foram descartados para o Covid-19 com base em exames laboratoriais; (caso que se enquadra nas definições estabelecidas pela OMS, mas deu negativo para o novo coronavírus) e seis foram excluídos (casos comunicados no sistema do Ministério da Saúde que se não se enquadraram nas definições estabelecidas pela OMS).