A prefeitura de Maceió, por meio da equipe de educação da Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT), vai promover uma ação de combate ao assédio sexual nos ônibus da capital alagoana. A medida tem início na próxima segunda-feira (16), no terminal do Benedito Bentes, e faz parte da programação para o Mês da Mulher.
Na ocasião, homens e mulheres serão informados e advertidos sobre os procedimentos a serem adotados em caso de assédio sexual dentro dos coletivos.
“Esse é um tema atual, que infelizmente ainda acontece nos coletivos e que precisa ser discutido com toda a sociedade. Sem contar que tal prática impacta diretamente na liberdade e no ir e vir da mulher. A SMTT entende que a informação é uma importante ferramenta para auxiliar no combate desse crime”, explicou a diretora de Educação no Trânsito da SMTT, Juliana Normande.
Outro tema que também será trabalhado pelas equipes da SMTT é a Lei da Parada Segura, que possibilita o desembarque fora do ponto de ônibus, a partir das 20h, em locais que as passageiras se sintam mais seguras, desde que a parada indicada esteja dentro do itinerário da linha. Na oportunidade, motoristas e cobradores serão alertados sobre a necessidade do cumprimento da lei.
Serviços de aferição de pressão, testes de glicemia e atendimentos odontológicos também serão ofertados à população no terminal. As atividades contam com os apoios da Guarda Municipal e do Sest Senat.