Maceió

Coronavírus: Padres darão comunhão só nas mãos dos fiéis em Alagoas

Arquidiocese de Maceió

Arquidiocese de Maceió

Diante do aumento de casos de coronavírus no país e dos casos suspeitos em Alagoas, o arcebispo de Maceió, Dom Antônio Muniz Fernandes, orientou os fiéis que reforcem os cuidados contra o covid-19.

O metropolita lembra que desde 2009 quando ocorreu o surto de H1N1, anualmente pede que as pessoas tomem os devidos cuidados pessoais para prevenir doenças e que os idosos estejam em dia com sua vacinação, com a chegada do Inverno.

“Neste momento em que uma nova doença surge, peço aos fiéis e especialmente aos mais velhos, que tenham cuidado, evitem aglomerações, lavem as mãos sempre, usem o álcool em gel quando necessário, e reforcem a alimentação com alimentos que contenham vitamina C para está com a imunidade em dia”, relembrou os cuidados pedidos pelo Ministério da Saúde.

Sobre os cuidados nas missas, o arcebispo já pediu aos padres que no momento da Comunhão, a Eucaristia fosse entregue na mão para evitar contato com a saliva do fiel e evitar o abraço da Paz, “Peço também que as pessoas se dividam em grupos para irem às celebrações, evitando aglomerações nas igrejas. Existem diversos horários de missas, em que os fies podem se dividir”.

O metropolita salientou que todos devem seguir as orientações médicas-sanitárias, emitidas pelo Ministério da Saúde, e orientações da CNBB, em Nota emitida no dia 14 de março; em especial nas igrejas, encontros e reuniões. Informou ainda que não há cancelamento de celebrações ou eventos no território Arquidiocesano até a presente data e que a Igreja segue acompanhando os avanços, com prudência e sem alarde, do Coranavirus.

“Conclamo os fiéis a continuarem em oração pelos irmãos e irmãs atingidos pelo vírus em todo o mundo e nos mantenhamos em estado de atenção total”, finalizou o Arcebispo.