O governador Renan Filho (MDB) usou suas redes sociais para confirmar, no final da manhã desta terça (31), a primeira morte em decorrência do COVID-19 no Estado. O paciente de 63 anos, natural do Acre, residia na capital alagoana há seis meses e não tinha histórico de viagem.
Ainda segundo o governador, o paciente estava internado com respiração artificial em leito de tratamento intensivo na UPA do Trapiche, onde morreu devido a complicações do vírus. O sepultamento do paciente ocorreu nesta segunda-feira (30).
Considerado um dos maiores gargalos no combate ao COVID 19, a Secretaria de Estado da Saúde disse que o Lacen, laboratório responsável pelas testagens, tem capacidade para realizar 40 testes/dia atualmente. Essa capacidade deve ser aumentada com a contratação emergencial de profissionais de saúde. Contudo, isso se dará em médio prazo.
Questionado pela reportagem se o primeiro óbito estava entre os casos contabilizados pela Sesau, a secretaria disse por meio da sua assessoria que as informações ainda estão sendo levantadas.
NOTA À IMPRENSA
ALAGOAS REGISTRA 1º ÓBITO PELA COVID-19
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) informa que, nesta terça-feira (31/03/2020), foi confirmado o primeiro óbito pela Covid-19 em Alagoas, conforme exame realizado pelo Laboratório Central de Alagoas (Lacen/AL). A Sesau esclarece que a vítima, do sexo masculino, tinha 63 anos, e estava internada com respiração artificial. A Sesau salienta, ainda, que a vítima é natural do Acre e residia na capital alagoana há seis meses, não havendo histórico de viagem para fora do Estado. Segundo o prontuário médico, ele era diabético e seus familiares estão em isolamento domiciliar, sendo monitorados pelo Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (CIEVS).