Economia

IPTU: prefeitura de Maceió prorroga prazo e confirma desconto de 30%

Prefeito, Rui Palmeira
Foto: Pei Fon/ Secom Maceió

Após as especulações da população sobre mudanças no pagamento do IPTU deste ano em Maceió, o  prefeito Rui Palmeira usou as redes sociais, nesta quarta-feira, 08, para confirmar a ampliação do desconto para cota única do tributo devido a pandemia do novo coronavírus.

De acordo com Rui Palmeira, os maceioenses que fizerem o pagamento do IPTU até o dia 20 deste mês terão um desconto de 30% na cota única.

“A Prefeitura prorrogou vários tributos municipais, entre eles o IPTU. Nós prorrogamos por 90 dias. Hoje, estamos publicando um novo decreto que dará um desconto de 30% no IPTU e na taxa de lixo para quem pagar até o dia 20 de abril. Quem puder faça este pagamento, pois é com este recurso que a prefeitura está conseguindo manter os serviços funcionando. O serviço de limpeza, a distribuição dos kits merenda e  claro, os serviços de saúde, que são absolutamente fundamentais ainda mais neste momento”, disse o prefeito.

Além da cota única de 20 de abril, os maceioenses terão descontos de 20% e 10% a depender da data de pagamento. Aqueles que desejam pagar o tributo parcelado em 10 vezes não terão desconto, mas a primeira parcela ficou para o dia 30 de junho.

Ontem, o Alagoas 24 Horas acessou o site da  Secretaria Municipal de Economia (Semec) e já tinha constatado a disponibilidade das diferentes formas de pagamento.

Reprodução

Simulação IPTU

Quem já efetuou o pagamento integral do IPTU 2020 fica com o percentual de 20% de crédito do valor para ser compensado, automaticamente, no exercício de 2021. Caso já tenha optado pelo parcelamento e efetuado o pagamento de alguma parcela, poderá emitir a nova guia com o valor integral, com os respectivos descontos que se aplicarem, garantindo-se a compensação das parcelas pagas no exercício de 2021.