Mais de 190 toneladas de grãos de milho sem nota fiscal foram apreendidas em quatro caminhões durante fiscalizações realizadas pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR-316, em Canapi, sertão alagoano.
De acordo com informações da PRF, na noite de ontem (14), dois caminhões, oriundos da cidade de Carira/SE, foram abordados durante as blitze e acabaram com a carga de grãos de milho apreendidas por estarem com as notas fiscais vencidas.
Aos policiais, o condutor do primeiro caminhão, de 39 anos, informou que transportava 60.300kg de milho e apresentou uma nota fiscal datada de 05/04/2020. Os policiais entraram em contato com a Sefaz/AL e foram informados que a carga não poderia ser transportada já que a documentação estava vencida.
Meia hora depois, outro caminhoneiro, de 40 anos, foi abordado e apresentava a mesma situação. Ele transportava 66.000kg de milho em grão com uma nota fiscal datada de 09/04/2020 e por conta disto não tinha validade.
As fiscalizações seguiram pela madrugada desta quarta-feira, 15. Os PRFs abordaram mais dois caminhões que a presentavam a mesma irregularidade.
Por volta das 2h, mais um caminhão Volvo, vindo de Carira/SE, foi parado. Ele transportava 51.080kg do produto e o condutor de 49 anos apresentou os documentos fiscais vencidos. Assim como os anteriores, a carga foi retida. O último caso ocorreu por volta das 2h30, quando os agentes abordaram um M.BENZ/L, vindo de Paripiranga/BA, transportando 16.000 kg de milho em grão. Questionado quanto à nota fiscal, o homem de 29 anos informou não possuir.
Diante dos fatos, um total de 193.380 kg de grãos de milho foram apreendidos pelos policiais rodoviários federais e encaminhados à Sefaz/AL para recolhimento dos tributos devidos. Os fiscais informaram aos policiais que estas apreensões resultaram em mais de R$85mil de multas aplicadas aos responsáveis pela carga.