Site busca simplificar acesso ao número de casos para facilitar acesso à informação e incentivar prevenção
Com a pandemia causada pelo novo coronavírus, as comunidades científica e acadêmica têm se mobilizado para criar soluções e descobrir cada vez mais sobre a Covid-19 e seus efeitos. Pensando nisso, Ricardo Vasconcelos, estudante do 7° período do curso de Ciência da Computação do Centro Universitário Tiradentes (Unit/AL), criou uma plataforma para que as pessoas possam acompanhar, de forma simples, o número de casos no Brasil.
Acessada através do link www.bit.ly/covid19brasil, é possível acompanhar gráficos atualizados a partir de um banco de dados internacional que conta com a confirmação oficial do Ministério da Saúde, com a quantidade de casos e mortes diária e total, desde o início da pandemia. Ricardo Vasconcelos também explicou a parte técnica durante a produção do site.
“Eu faço uma requisição nesse banco a partir de uma API (Interface de Programação de Aplicativos) passando por parâmetro o país que eu desejo acessar os dados. Com isso, eu manuseio os dados retornados e coloco-os em um gráfico. Para o desenvolvimento da plataforma utilizei um framework (união de códigos) chamado Vue.js baseado na linguagem de programação Javascript”, frisou.
Ainda segundo Ricardo, o conhecimento adquirido em sala de aula foi crucial para o desenvolvimento da parte teórica e prática, contribuindo para o projeto, que busca disseminar informações precisas e ajudar a combater notícias falsas.
“Nesse momento é fundamental que as pessoas tenham acesso ao número de casos para ter consciência da real gravidade da pandemia. Também é preciso ter em vista que algumas pessoas não sabem onde buscar esses dados e acabam caindo em fake news”, concluiu.