Em tempos de isolamento e distanciamento social por causa da pandemia de coronavírus (COVID-19), o Ambulatório de Especialidades (Ambesp) da Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) mantém a regularidade na prestação da assistência em saúde dos pacientes já cadastrados. A marcação de consultas para novos pacientes está temporariamente suspensa.
Paciente do Ambesp há dois anos, Joelma Lopes aprova o atendimento por teleconsulta. Ela faz tratamento contra artrite reumatoide e precisou renovar a receita médica. “De três em três meses, eu preciso tomar determinada medicação e, mesmo com o atendimento a distância, consegui resolver a situação de forma tranquila”, declara.
Os atendimentos dos pacientes cadastrados são garantidos por meio de teleconsulta, para solução de problemas simples, como a renovação de uma receita médica ou algum tipo de orientação que não necessite da presença do paciente no ambulatório. Essas medidas visam atender as recomendações tanto do governo do Estado quanto da Organização Mundial da Saúde (OMS) no combate a disseminação do COVID-19, que pode causar infecções respiratórias graves.
Rosiane Brito, diretora-geral do Ambesp, afirma que a maior preocupação do ambulatório é com a manutenção da assistência especializada dos pacientes crônicos. “Montamos uma equipe técnica para discutir a viabilidade dos atendimentos, lembrando de todas as orientações para evitar o contágio do COVID-19”, esclarece.
Ana Lúcia Félix, também paciente do Ambesp, destaca a praticidade do atendimento por teleconsulta. “Está aprovado o atendimento, porque nada mudou e consegui manter o medicamento que já tomo e fui muito bem orientada”, conclui.
O Ambesp atende, única e exclusivamente, pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), através de marcação de consulta nas seguintes especialidades: pediatria, dermatologia, cardiologia, urologia, proctologia, neurologia, ortopedia, reumatologia, psicologia, gastroenterologia, nutrição, geriatria, endocrinologia, pneumologia, clínico geral, genética, nefrologia e cirurgião plástico, além de exames de eletrocardiograma e ecocardiograma.
Como funciona o atendimento por teleconsulta?
Os pacientes cadastrados do Ambesp, que precisarem de atendimento, devem ligar para o número 3315-6306, de segunda à sexta, das 7h às 14h. No momento do atendimento é preciso identificar-se com nome completo, número do cartão do SUS e um número para contato (preferencialmente o celular).
Após o atendimento, o paciente relata o caso e dentro de 48h o médico especializado vai analisar todo prontuário do paciente e fornecer as orientações necessárias para resolver a demanda com maior agilidade.
Maria do Carmo Teixeira, diretora médica do Ambesp, diz que a suspensão do atendimento presencial no ambulatório criou um novo canal de comunicação entre médicos e pacientes. Este tipo de ação de telemedicina está de acordo com o Portaria nº 467 do Conselho Federal de Medicina, publicada no Diário Oficial da União dia 23 de março de 2020, que garante a interação à distância entre médico e paciente o que possibilita o atendimento pré-clínico, de suporte assistencial, de consulta, monitoramento e diagnóstico.
Caso o médico entenda que o paciente precisa ser avaliado de forma presencial, uma consulta é agendada por hora marcada no Ambesp, que fica localizado na Rua Pedro Américo, 1076, no bairro do Poço, em Maceió.