Apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) foram às ruas de Maceió neste domingo, 03, realizar carreata em protesto ao decreto estadual que determina isolamento social durante a pandemia de Coronavírus. Atos parecidos aconteceram em outras cidades do país.
Dezenas de pessoas se concentraram no estacionamento do bairro de Jaraguá, de onde os carros saíram realizando buzinaço por algumas ruas da Capital. Vestidos, em grande parte, de verde e amarelo ou com bandeiras do Brasil, os manifestantes pediam a reabertura do comércio e gritavam palavras de ordem em apoio a Bolsonaro.
O grupo “fechado com Bolsonaro”, se diz a favor de um “isolamento vertical”, como é defendido pelo presidente, apenas pessoas do grupo de risco deveriam ficar em casa, enquanto todas as outras voltariam ao trabalho e a poder circular, sem restrições a nenhuma atividade do comércio.
Os atos acontecem mesmo com o aumento do número de infectados pelo vírus no país – que já chega a 97 mil, com 6,7 mil mortos – e em Alagoas. No último boletim epidemiológico divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) neste sábado (02) já eram 1.371 pessoas com diagnóstico confirmado para Covid-19 e 58 mortes.
Em Alagoas os Ministérios Públicos Estadual e Federal chegaram a recomendar na noite de ontem que PM e Governo do Estado adotassem medidas de fiscalização aos atos de hoje, para que não houvesse aglomerações, além de identificarem os organizadores dos atos para o caso de haver necessidade de responsabilização futura pelo descumprimento do decreto.
A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) e o BPTran estiveram presentes acompanhando o ato para evitar qualquer tipo de intercorrência no trânsito.