Coronavírus

Governo prorroga decreto até 20 de maio e proíbe acesso às praias em Maceió

O governo de Alagoas  prorrogou nesta terça-feira, 05, o decreto de isolamento social, medida de enfrentamento à pandemia de Coronavírus. As novas medidas – mais duras e restritivas – terão validade até o dia 20 de maio. O governador Renan Filho (MDB) detalhou as mudanças em uma live, transmitida pelas redes sociais.

Entre as principais mudanças anunciadas, está a proibição do acesso às praias, rios, avenidas, praças e alamedas entre outros, inclusive, a reunião de pessoas e a prática de atividades esportivas em ambientes abertos, além da obrigatoriedade do uso de máscaras em todos os estabelecimentos, como já havia adiantado ontem (04).

Transporte Público

Em relação ao transporte público, os veículos só poderão circular com a lotação do número máximo de cadeiras, ou seja, sem ninguém em pé. O passe livre estudantil e a gratuidade do transporte público para idosos serão suspensos e, no caso dos idosos, será liberado apenas para uso de tratamento de saúde. A PM e a Guarda Municipal irão fiscalizar as empresas sob pena de multa.

Lojas e Bancos

Nas lojas o acesso de público será de apenas 50% da capacidade do ambiente e com uso obrigatório de máscaras, tanto por funcionários quanto por clientes, para ambientes fechados e abertos, ao ar livre, em espaços públicos e em locais onde se vá fazer compras primárias. Apenas uma pessoa por vez de cada família terá permissão para entrar nos estabelecimentos.

Sobre os bancos, Renan Filho falou que as instituições deverão elaborar medidas para disciplinar e evitar aglomerações, sobretudo, a Caixa Econômica Federal. O fechamento de ruas próximas aos bancos e colocação de toldos – para evitar a circulação e ampliar as medidas de proteção individual – não estão descartados.

Viagens

O novo decreto diz ainda que quem chegar de viagem, de outros estados e países, terá que cumprir as medidas de quarentena, assim como quem for diagnosticado com a doença. “O descumprimento do isolamento determinado será apurado como crime contra a saúde publica em Alagoas e será passível de penalidade”, disse o governador.

Restrições mantidas

Seguem suspensas até o dia 20 deste mês  as atividades de bares, restaurantes e congêneres, templos, igrejas, academias, clubes, lojas e shoppings. As aulas presenciais também estão proibidas até o dia até 31 de maio.

Novo Centro de Triagem

Renan Filho anunciou também que deve ser inaugurado, até a próxima semana, um novo Centro de Triagem – semelhante ao implantado no Ginásio do Sesi, no bairro do Trapiche da Barra – no estacionamento do Shopping Pátio Maceió, no Benedito Bentes, na parte alta da Capital.

Um Centro de Atenção e Cuidado para apoiar as pessoas em situação de rua também foi anunciado pelo governador, mas não foram fornecidos detalhes sobre quando ele passa a funcionar, apenas que será conduzido pela Secretaria de Estado da Assistência e Desenvolvimento Social (Seades).

Leitos de UTI

Renan Filho disse que os leitos de UTI disponíveis para o tratamento de Coronavírus devem chegar a mil e anunciou a ampliação em hospitais que já fazem atendimento à pessoas infectadas e novos centros de saúde.

No Hospital da Mulher serão abertos 10 novos leitos de UTI ainda amanhã (06). O Hospital Metropolitano, que deve ser inaugurado no dia 15 de maio, trará mais 30 leitos de UTI e 130 de internação. Amanhã começa a construção do Hospital de Campanha, no Centro de Convenções, com 150 leitos que devem estar disponíveis em 10 dias. Outras duas novas UPAs devem ser entregues à população em cerca de 90 dias.

Recentes