Política

Renan Filho mantém salões, barbearias e academias fechados mesmo com diretrizes de Bolsonaro

Reprodução

Renan Filho

O governador de Alagoas, Renan Filho, anunciou, nesta terça-feira, 12, que não irá seguir as novas diretrizes do presidente Jair Bolsonaro  e  manterá salões, barbearias e academias fechados até o próximo dia 20.

Ontem (11), um decreto federal – editado por Bolsonaro  –  foi publicado em edição extra no Diário Oficial da União classificando os estabelecimentos como ‘serviços essenciais’. Com isto, eles poderiam funcionar mesmo durante a pandemia do novo coronavírus.

Pelas redes sociais, Renan Filho afirmou que continua em vigor o decreto estadual que proíbe as atividades nos estabelecimentos citados. “O Decreto 69.722 mantém fechados seguimentos da economia cujo funcionamento gera aglomeração e proximidade entre pessoas. Essa é uma forma de diminuir o avanço do contágio da Covid-19 em Alagoas. As atividades de academia,clubes, centro de ginástica e similares, além de salões de beleza e barbearias, seguem suspensas em todo o Estado até o dia 20 de maio”, informou o governador.

Twitter/Renan Filho

Twitter de Renan Filho

Em Alagoas, até o momento, 2.343 foram diagnosticadas como o novo coronavírus e outras 183 entraram em óbito em decorrência da doença. Na segunda-feira, 05, o Governo de Alagoas determinou restrições de  circulação de pessoas em praças, orla marítima e lagunar entre outros. O uso de máscaras é obrigatório para todos ao sair de suas casas.

STF

Apesar do novo decreto federal, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu que os estados e municípios têm o poder de estabelecer políticas de saúde, inclusive a classificação dos serviços essenciais. Com isto, o decreto federal não libera automaticamente o funcionamento de serviços e atividades.