Futebol

Palmeiras aguarda contato do Getafe por Deyverson; veja o que impede acerto definitivo do atacante com os espanhóis

AGIF

AGIF

A paralisação do calendário do futebol mundial afetou não apenas o futebol dentro das quatro linhas como também todo um processo de negociação entre clubes, agentes e atletas. A pandemia do covid-19 interrompeu a complexa negociação envolvendo o Palmeiras, o centroavante Deyverson e o Getafe, da Espanha. Há semanas, o FOXSports.com.br apura de perto a história envolvendo as partes e o que impede de maneira efetiva uma ida em defintivo do atacante para o futebol espanhol.

O FOXSports.com.br apurou recentemente com fontes ligadas ao Palmeiras e com o estafe do centroavante que a negociação não será das mais simples e pode levar mais tempo do que o esperado para que seja concretizada. Primeiramente, conforme antecipado pelo FOXSports.com.br, o que impedia os clubes de retomarem as negociações era a indefinição do calendário do Campeonato Espanhol. Porém, na última semana, a La Liga recebeu o aval de Pedro Sánchez, primeiro-ministro da Espanha, para ser retomada a partir do dia 8 de junho.

O FOXSports.com.br apurou que outros fatores impedem a venda do atacante em definitivo. O principal deles é o chamado Fair Play financeiro imposto pela Uefa. O Getafe não poderá desembolsar um valor de compra pelo centroavante antes do final da temporada, uma vez que infringirá as regras de gastos com atletas. Segundo números do site Transfermarkt, o clube espanhol tem o balanço negativo de 10,2 milhões de euros, cerca de R$ 61 milhões. A punição caso o clube infrinja alguma regra do fair play é a perda de pontos e até mesmo a impossibilidade de disputar competições internacionais.

No momento, o Getafe está à frente até mesmo do Atlético de Madrid na tabela de classificação do Campeonato Espanhol, ocupando a quinta colocação, com 46 pontos, zona de classificação para a próxima edição da Uefa Europa League de 2020/2021. O FOXSports.com.br antecipou há algumas semanas que o Getafe contactou o Palmeiras para reabrir a negociação pelo atleta. O clube paulista não pensa em contar com Deyverson para a sequência da temporada, e o atleta também não foi procurado por outros clubes, deixando um caminho livre para um acerto com o Getafe. O acerto em definitivo da venda de Deyverson para o futebol espanhol deve ser concretizada em meados de agosto, época na qual deve ser finalizado o calendário.

O FOXSports.com.br apurou que o Palmeiras não abre mão das metas impostas para vender o centroavante em definitivo. Em abril deste ano, o FOXSports.com.br noticiou que o Getafe queria uma ampliação do período de empréstimo do atacante por conta da paralisação do futebol devido à pandemia, e ainda considera muito alto o valor estabelecido pelo Palmeiras de R$ 28 milhões, caso o centroavante atue em 50% das partidas e anote nove gols.