Polícia

Acusado de assaltar agência no Espaço 20, em Ponta Verde, morre em confronto

Alagoas24Horas/Arquivo

Ricardo Jorge Barbosa da Silva (Matuto)

Um dos assaltantes mais atuantes na região de Alagoas, Pernambuco e Sergipe morreu após entrar em confronto com policiais da Deic e de Sergipe. Ricardo Jorge Barbosa da Silva, conhecido como Matuto, foi morto durante uma operação que envolveu a Deic de Alagoas, Polícia Civil e Cope, de Sergipe, além da PRF.

Matuto foi condenado, em 2008, pelo assalto à agência da Caixa Econômica localizada no Espaço 20, na Ponta Verde, quando levaram R$ 200 mil. Ele foi preso e condenado a mais de 40 anos e foi liberado mediante progressão de pena para o regime abeeto. Segundo a polícia, o suspeito rompeu a tornozeleira eletrônica e há três anos era considerado foragido.

Em 2010, ele foi transferido para o Presídio de Segurança Máxima de Porto Velho, em Rondônia, junto com outros assaltantes de banco  e sequestradores.

A morte ocorreu na última terça-feira (2) mas só foi divulgada nesta quinta (4). A ação foi coordenada pelos delegados Cayo Rodrigues da Seção Especial de Roubos a Bancos (SERB/DEIC) da PC de Alagoas e Dernival Eloi do COPE da PC de Sergipe.

Ainda segundo a polícia, Ricardo Jorge possuía duas condenações por roubo majorado, três por associação criminosa, porte ilegal de arma de fogo de uso permitido, receptação, moeda falsa, adulteração de sinal identificador de veículo automotor e associação para o tráfico.

O acusado estava escondido no município de Laranjeiras, no interior de Sergipe, numa residência situada às margens da BR 235, onde Matuto resistiu à prisão, atirando contra as equipes policiais que o abordaram. No local da operação foram apreendidas uma espingarda e uma pistola .380, bem como dois veículos.