Líder da Bundesliga com sete pontos de vantagem, o Bayern de Munique terá a chance de conquistar o oitavo título seguido neste sábado, quando enfrentará o Borussia Mönchengladbach na Allianz Arena, mas para isso terá que superar a ausência de dois jogadores de peso para vencer e ainda contar com uma derrota do segundo colocado Borussia Dortmund para o Fortuna Düsseldorf.
Nessa configuração, o Bayern chegaria a 73 pontos, contra 63 do Dortmund, e não poderia ser alcançado nas três rodadas finais. O RB Leipzig, que vem em terceiro, tem apenas 59 e já não tem chances de chegar à pontuação do time bávaro, assim como qualquer outro concorrente.
Contudo, a missão da equipe comandada por Hansi Flick não será das mais fáceis. Primeiro, pela força do adversário. Apesar dos altos e baixos – foram duas vitórias, um empate e duas derrotas desde o fim da pausa provocada pela pandemia de coronavírus – e de jogar fora de casa, o Gladbach promete incomodar para se manter na quarta posição, a última a classificar para a próxima Liga dos Campeões. O time do atacante Raffael tem 56 pontos, mesmo número do Bayer Leverkusen, que vem em quinto.
Da temporada 2014-2015 para cá, o Gladbach é o time que mais tirou pontos do Bayern no Campeonato Alemão. Nesta temporada, chegou a liderar a Bundesliga por várias rodadas, mas não teve forças para manter o ritmo.
Além disso, os donos da casa não poderão contar com seus dois principais jogadores do setor ofensivo, Thomas Müller e o artilheiro do campeonato, Robert Lewandowski, ambos suspensos. Por outro lado, recuperado de lesão, Thiago Alcantara deve voltar à formação inicial, enquanto o jovem Joshua Zirkzee, de apenas 19 anos, é o mais cotado para ocupar a vaga do polonês.
O Dortmund terá, em tese, um adversário de menor força. Os ‘Aurinegros’, que ainda sonham com o primeiro título alemão desde 2012, irão à Merkur Spiel Arena enfrentar o Fortuna Düsseldorf, que abre a zona de rebaixamento, com 28 pontos, três a menos que o adversário imediatamente à frente na tabela, o Mainz 05, que no domingo visitará o Augsburg.