Política

Zagallo será condecorado com a Comenda Tavares Bastos

CBF

CBF

A sessão legislativa desta quarta-feira, 17, contou com as presenças de 21 deputados. Na pauta para discussão e votação, seis matérias, dentre elas, o projeto de resolução nº 52/2020, de autoria do deputado Silvio Camelo (PV), que concede a Comenda Tavares Bastos, a mais alta honraria da Casa, ao desportista alagoano Mário Jorge Lobo Zagallo. A matéria foi aprovada em segundo turno e por unanimidade. Nascido em Maceió, Zagallo passou pela Seleção Brasileira e por vários clubes de futebol do País, como jogador profissional e como técnico. Também é detentor de recordes de títulos da Copa do Mundo em geral (campeão em 1958 e 1962 como jogador e, em 1970, como técnico).

“Ele é, até hoje, uma das três únicas pessoas no mundo a conquistar a Copa como jogador e como treinador. Depois ainda foi campeão como assistente técnico, no ano de 1994, totalizando quatro conquistas em três funções diferentes. Zagallo treinou o Brasil em 1974 e 1998 e foi vice-campeão do mundo. Além disso, foi assistente técnico na Copa de 2006. Ao todo, foram cinco finais e sete participações em Copas do Mundo”, disse Silvio Camelo.

Zagallo atuou em times como Flamengo, Botafogo, Fluminense, América, Vasco da Gama e Bangu, além de clubes fora do país. “Considerado moderno para seu tempo, já que era um ponta esquerda que ajudava bastante no meio de campo. Zagallo começou a fazer sucesso com a camisa do Flamengo, clube que defendeu entre os anos de 1951 e 1958. Depois foi atuar no Botafogo, ao lado de Garrincha, Didi, Nilton Santos e companhia”, destaca o autor da proposição.

Matéria discutida em 2º turno:

– Projeto de lei ordinária nº 336/2020, de autoria do deputado Ricardo Nezinho (MDB), que dispõe sobre medidas emergenciais para a proteção dos idosos durante situação de emergência de saúde pública prevista na lei nº 13.979, de 6 de fevereiro de 2020.

Matérias discutidas em 1º turno:

– Projeto de resolução nº 46/2015, de autoria da Mesa Diretora, que que altera a redação do Regimento Interno no seu artigo 8º;

– Projeto de lei ordinária nº 338/2020, de autoria da Mesa Diretora, que altera a lei nº 7158/2010, que dispõe sobre a política, funções e a fixação do valor dos subsídios dos procuradores do Poder Legislativo.

Matérias discutidas em turno único:

– Indicação nº 594/2020, de autoria do deputado Inácio Loiola (PDT), solicitando à Secretaria da Saúde que determine ás agências bancárias, lotéricas e instituições financeiras que disponibilizem gratuitamente álcool 70º para os funcionários em atividade presencial e para a população.

– Indicação nº 648/2020, de autoria do deputado Francisco Tenório (PMN), solicitando ao Governo do Estado e à Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Alagoas a retomada da circulação do transporte intermunicipal, bem como, atender as necessidades da população que não dispõe de veículo e faz uso do transporte alternativo.