Cidade tem decreto municipal desde 12 de junho que proíbe essa tradição do período junino. Também está vetada a venda de fogos de artifício.
A Prefeitura de Olinda recolheu, nesta terça-feira (23), véspera de São João, mais lenha que seria usada em fogueiras. Com o material, foi possível encher três caminhões. Esta tradição junina está proibida por decreto municipal devido à pandemia do novo coronavírus.
A equipe, formada pelas Secretarias de Segurança Urbana, Transportes e Trânsito, pelo Controle Urbano e Polícia Militar, esteve na comunidade V-8 e nos bairros de Jardim Fragoso, Jardim Atlântico, Rio Doce e Jardim Brasil para recolher a lenha.
Na segunda-feira, a Guarda Municipal de Olinda já havia feito uma apreensão do equivalente a dois caminhões do mesmo material.
Segundo nota enviada pela gestão municipal, a proibição das fogueiras tem como objetivo “resguardar a saúde da população, pois a grande quantidade de fumaça desse período tende a agravar a situação de quem sofre problemas respiratórios”.
Trata-se de uma recomendação do Ministério Público de Pernambuco (MPPE), adotada também por outras cidades do estado, como Recife, Jaboatão dos Guararapes, Itapissuma, Paulista, Caruaru e Arcoverde.
Em Olinda, as pessoas podem ajudar denunciando as irregularidades pelos telefones 153 e (81) 3429-2947 (Guarda Municipal) e 190 (Polícia Militar).
Coronavírus em Pernambuco
Foram confirmados, nesta terça-feira (23), 337 novos casos da Covid-19 em Pernambuco, além de 87 óbitos. Com isso, o estado chega a 52.831 casos confirmados e 4.339 mortes provocadas pelo novo coronavírus.