Os brasileiros, assim como os americanos e os russos, serão impedidos de entrar nos países da União Europeia (UE) quando eles reabrirem suas fronteiras externas, que foram fechadas por causa da pandemia da Covid-19. A reabertura está prevista para acontecer a partir de 1° de julho. Brasil, Estados Unidos e Rússia estão nos rascunhos das listas de nações cujos cidadãos continuarão barrados de entrar no território do bloco. Esses documentos foram obtidos pelo “New York Times”.
O jornal americano teve acesso a uma série de listas elaboradas pelos estados-membros da União Europeia, baseadas na maneira como nações mundo afora estão lidando com a pandemia. O Brasil, com mais de 50 mil mortos e um milhão de casos, aparece em todas as listagens de países cujos cidadãos continuarão barrados, assim como os EUA, com 121 mil mortos e mais de 2,3 milhões de contaminados, e a Rússia, com mais de meio milhão de infecções.
Não há uma confirmação oficial por parte dos governos — os documentos foram obtidos de forma anônima, por causa da sensibilidade do tema e por conta dos detalhes das negociações para a elaboração das listas finais de todo o bloco, que devem ser divulgadas no inicio da próxima semana. Tal decisão poderá ter um impacto político e econômico considerável, uma vez que americanos e russos, em especial, estão entre os principais visitantes da UE.