A Associação para o Bem Estar Social e Cultural (Abesc), localizada no Loteamento Helio Jatobá, em São Miguel dos Campos, foi interditada, na manhã desta quarta-feira, 1º, pela Secretaria de Saúde do município.
De acordo com a Vigilância Sanitária, a entidade já tinha sido notificada por realizar procedimentos sem apresentar documentação. Hoje, a Abesc foi denunciada por distribuir medicamentos sem prescrição médica.
No local, os fiscais descobriram que a Abesc é registrada em Campo Alegre e não possui a documentação necessária para funcionar em São Miguel dos Campos. Lá, os funcionários da Vigilância Sanitária apreenderam ainda dezenas de envelopes de azitromicina e ivermectina que seriam entregues à população irregularmente.
“Os medicamentos estavam sendo entregues sem acompanhamento de um médico ou farmacêutico, portanto, de forma irregular”, disse o diretor da VS, Márcio Gustavo.
Além dos remédios, foram encontrados receituários assinados por médicos que não estavam no local. Todo o material apreendido foi levado à Secretaria de Saúde.
Durante a ação, nenhum responsável pela Abesc foi localizado para responder os questionamentos dos fiscais. A entidade só irá reabrir quando se adequar as normas estabelecidas pelos órgãos competentes.